17 Julho 2016      16:03

Está aqui

ROUBOS DE CORTIÇA PREOCUPAM PRODUTORES

Segundo as queixas dos produtores de cortiça, os roubos estão a aumentar.  Só este ano, há produtores que já foram roubados três vezes. As autoridades garantem que estão atentas e pedem a colaboração de todos. Ainda assim, os números da GNR mostram que, este ano, até ao momento, há menos denúncias que no ano passado, 68 face a 334 respetivamente.

Além do prejuízo evidente, o roubo da cortiça, retirada sem controlo, coloca em risco a própria subsistência de cada uma das árvores afetadas. Por isso, para evitar o aliciamento do roubo e venda ilegal de um produto tão caro como a cortiça, os proprietários florestais pedem mais fiscalização junto dos compradores de cortiça.

Para aumentar a vigilância, a GNR pede ajuda dos proprietários, comunicando, por exemplo, quais as viaturas que andam no terreno, para que se consigam distinguir as recolhas lícitas das ilícitas.

Atualmente, Portugal é o maior produtor mundial de cortiça, com 730 mil hectares de montado. Por isso, as autoridades afirmam que a denúncia de avistamentos de viaturas e pessoas estranhas às propriedades é fundamental para que a vigilância e proteção sejam mais eficazes.

Créditos da Imagem © Miguel Manso.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.