16 Maio 2019      15:01

Está aqui

Reguengos de Monsaraz é Município pela Paz

Reguengos de Monsaraz, no Alentejo Central, passa a integrar o Movimento Municípios pela Paz, uma decisão tomada ontem por unanimidade em reunião de Câmara. Reguengos de Monsaraz assume assim os “10 Compromissos pela Paz”, carta fundamental daquele movimento, criado numa ação conjunta da autarquia do Seixal e do Conselho Português para a Paz e Cooperação.

Nos compromissos assumidos reconhece-se que a paz é essencial à vida humana e uma condição indispensável para o progresso, o bem-estar, a democracia, a liberdade dos povos e para um mundo melhor para toda a humanidade. O movimento considera igualmente que a defesa do espírito e dos princípios da Carta das Nações Unidas e da Constituição da República Portuguesa são a base fundamental para promover a liberdade, a democracia, o fim das guerras, a conquista da paz, a afirmação da soberania e independência nacionais, o desenvolvimento de relações internacionais equitativas e pacíficas e uma política de amizade e cooperação com todos os povos do mundo.

Segundo José Calixto, presidente da autarquia, Reguengos de Monsaraz "tem como uma das principais prioridades a defesa dos direitos fundamentais da sua população, fomentando a elevação do seu nível cultural e a eliminação das desigualdades e de todo o tipo de violência. A autarquia considera também que é muito importante promover o intercâmbio de experiências e a promoção de iniciativas convergentes com outros municípios e entidades que integram o movimento".

Aquele município alentejano vai agora promover um calendário de eventos públicos que assinalem o Dia Internacional da Paz (21 de setembro), o Dia Internacional para a Abolição Total das Armas Nucleares (26 de setembro), os bombardeamentos nucleares de Hiroxima e Nagasáqui (6 e 9 de agosto) e o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz (6 de abril).

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão