23 Janeiro 2022      09:52

Está aqui

Portugueses reciclaram mais em 2021

Foram recicladas, em 2021, 435 mil toneladas de embalagens, o que mostra um aumento de mais 6,4% face a 2020, uma demonstração que os portugueses estão a reciclar mais.

A reciclagem de embalagens são o único fluxo de resíduos urbanos a cumprir com as metas nacionais e, entre os materiais que são colocados nos ecopontos, o plástico é o que regista um dos maiores crescimentos, com um volume de embalagens recicladas que aumentou 14% no ano passado.

Também a reciclagem de vidro mostrou um crescimento de 5% em 2021, número que reflete o esforço conjunto da sua cadeia de valor (fabricantes, embaladores, distribuição, horeca), que tem trabalhado em conjunto para melhorar resultados e alcançar as metas nacionais.

Para a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais, “os resultados globais de 2021 revelam um bom desempenho do SIGRE (o Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens) o esforço contínuo da Sociedade Ponto Verde na gestão do fluxo de embalagens”.

“Estamos todos comprometidos com o cumprimento das metas da reciclagem em Portugal e nós, em particular, na SPV temos vindo a trabalhar de forma muito próxima com todos os agentes da cadeia de valor das embalagens para fomentar a inovação, mas também com os consumidores para incentivar a comportamentos cada vez mais sustentáveis e que sejam ainda mais participativos no processo de reciclagem das embalagens que resultam do seu consumo”, conclui a CEO da SPV.