30 Janeiro 2016      12:23

Está aqui

PORTUGAL 2020 COM 242M/€ PARA AÇÃO LOCAL

Foram assinados, na passada semana, dia 27 de janeiro, em Ponte de Sor (Portalegre) contratos com 52 grupos de Ação e Desenvolvimento Local de Base Comunitária de âmbito rural.

O valor total dos contratos assinados é 242,2 milhões de euros de Fundos da União Europeia, sendo que três desses contratos foram realizados com associações alentejanas: a Rota do Guadiana, a ESDIME e o Alentejo XXI.

A Alentejo XXI, sediada Beja - abrange o concelho de Beja, Aljustrel, Castro Verde, Mértola e Vidigueira – recebeu cerca 5 milhões de euros, no entanto, 2 milhões que no quadro comunitário anterior.

A Rota do Guadiana-Associação de Desenvolvimento Integrado - com sede em Serpa – foi a cara do Grupo de Ação Local “Margem Esquerda do Guadiana”. A sua abrangência toca os concelhos da margem esquerda do Guadiana: Mourão, Barrancos, Moura, Serpa e freguesias de Santana de Cambas e Corte Pinto (fazem parte do concelho de Mértola.

A ESDIME – que atua no sudoeste alentejano - receberá cerca de 6,5 milhões de euros e vai aplicar e gerir esta dotação no quadro da Estratégia de Desenvolvimento Local aprovada para o território no âmbito do Portugal 2020, nomeadamente o apoio ao investimento em projetos de desenvolvimento promovidos por empresas e instituições locais na área do empreendedorismo e desenvolvimento económico, na diversificação de atividades na exploração agrícola, no desenvolvimento social e outras.

 

Imagem daqui