24 Julho 2018      15:31

Está aqui

Porto de Sines vai bater recorde ao receber o gigante Maersk Madrid

É caso para dizer que o Alentejo está em "maré" de recordes. Ontem recebeu o A380 no Aeroporto de Beja, o que configura ter sido o primeiro aeroporto no país a receber o maior avião de passageiros do planeta. Agora e pelas águas, o Alentejo prepara-se para um novo feito no que toca a tamanhos.

A Revista Cargo está a avançar a notícia de que o Porto de Sines se prepara para receber o maior porta-contentores que alguma vez recebeu, o Maersk Madrid. A escala vai acontecer no próximo dia 3 de agosto e acontece um mês depois o Porto de Sines ter recebido o MSC Eloane, o que lhe deu o primeiro recorde, já que este foi o maior porta-contentores que até a data aquele porto alentejano recebeu.

Agora o Porto de Sines prepara-se para um novo recorde com o Maersk Madrid.

Se a vinda do MSC Eloane quebrou o registo dos gémeos MSC Zoe e MSC Oliver (ambos com 19.224 TEU), a vinda do Maersk Madrid fixará novo recorde em Sines – o Triple-E da Maersk Line possui uma capacidade de 20.568 TEU e ao chegar ao mercado arrebatou o título de maior porta-contentores do mundo, destronando, em Abril de 2017, o ULCV da MOL (que possuía uma capacidade de 20.170 TEU).

Maersk Madrid fecha top-10 mundial

O gigante da Maersk Line foi, no entanto, destronado pouco tempo depois, após a vaga de novos porta-contentores inundar o mercado, muito por culpa da OOCL e da sua aposta pujante na renovação da frota. Neste momento, os OOCL Hong Kong, Japan, United Kingdom, Scandinavia, Indonesia e Germany lideram, com 21.413 TEU; segue-se o COSCO Shipping Universe (com 21.237 TEU) e os franceses CMA CGM Antoine de Saint Exupery e Jean Mermoz. O Maersk Madrid fecha o top-10.

Imagem de capa de pinterest.pt/naffahdenni

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.