3 Julho 2016      16:09

Está aqui

PORTEL E MONTEMOR-O-NOVO PIONEIROS NA SAÚDE ORAL

Vão haver consultas de saúde oral nos centros de saúde, é isso que estabelece o publicado em Diário da República, e que abrange alguns centros de saúde da Grande Lisboa e do Alentejo.

O objetivo é ampliar o Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral (PNPSO), algo novo em Portugal. Os Centro de Saúde alentejanos selecionados para esta experiência foram os de Portel e Montemor-o-Novo.

As consultas de saúde oral nos centros de saúde serão, numa primeira fase – até final deste ano – a iniciativa é dirigida a utentes mais vulneráveis -  com diabetes, neoplasias, patologia cardíaca ou respiratória crónica, insuficiência renal em hemodiálise ou diálise peritoneal e os transplantados – mas a partir de 2017 estende-se a todos os utentes inscritos, dependendo da referenciação realizada pelo médico de família.

O despacho governamental especifica ainda que os cuidados de saúde oral incluídos nas experiências piloto incluem apenas os tratamentos considerados necessários em termos clínicos; de fora ficam as intervenções de natureza estritamente estética.

 

Imagem daqui