10 Dezembro 2017      22:01

Está aqui

PEIXES EXÓTICOS AMEAÇAM ESPÉCIES NATIVAS DO GUADIANA

Com a entrada do peixe-gato-do-canal no Guadiana, que já está instalado no rio e em toda a zona de Alqueva, sobe para 11 o número de espécies exóticas naquele rio e que igualam agora as 11 espécies nativas do Rio Guadiana.

Segundo a edição de hoje do DN, numa peça de Filomena Naves, o americano peixe-gato-do-canal (Ictalurus punctatus) é a mais recente espécie exótica de peixe cuja presença acaba de ser confirmada em rios portugueses pelo MARE - Centro de Ciências do Mar e Ambiente na Universidade de Évora. Segundo Filipe Banha, investigador do MARE, o peixe-gato-do-canal é omnívoro e compete com as espécies locais, podendo mesmo predar os peixes nativos mais pequenos.

Num artigo publicado recentemente na revista científica Knowledge & Management of Aquatic Ecosystems, Filipe Banha e a sua equipa expõem o percurso que o peixe-gato-do-canal fez até chegar a Espanha, no final dos anos 90 e a Portugal em 2011, sendo que em 5 anos, a espécie tomou o rio e estebeleceu-se no Alqueva, numa distância de 100 cem quilómetros, o que impossibilita a sua erradicação mas não impede que se evite a sua propagação para outras bacias hidrográficas.

Imagem de capa de igfishesoftheworld.blogspot.pt