28 Março 2023      14:57

Está aqui

Pedro Mafama confirmado para o Festival Islâmico de Mértola

Pedro Mafama, músico

O cartaz musical do Festival Islâmico de Mértola, que vai decorrer entre os dias 18 e 21 de maio, já tem os primeiros nomes confirmados.

Este cartaz procura juntar diversas inspirações e estilos musicais no Festival, que pretende também promover o reencontro de culturas.

De acordo com um comunicado da autarquia, para além do souk, “o festival também conta com arte e música que complementam o encanto do mercado de rua”.

Os primeiros dois dias já têm artistas confirmados, como é o caso de Pedro Mafama, que lançou há pouco tempo o primeiro single do seu novo trabalho.

Para o dia 19 de maio (sexta-feira), estão quatro nomes confirmados. O Cais do Guadiana vai receber a Fanfaraï Big Band, uma fanfarra com influências de jazz e de ritmos latinos (23:00), a Tootard, que vai buscar inspiração à música de dança do Médio Oriente dos anos 80 (00:30), e a Olkan & La Vipère Rouge, uma banda de tecno oriental (02:00). Já no Castelo, vai realizar-se um espetáculo com Cus Cus Flamenco, que, num concerto de fusão, propõe uma junção entre o canto flamenco, a poesia árabe-andalusí e a dança flamenca (21:30).

No dia 20 (sábado), o Castelo vai receber uma atuação do Expresso Transatlântico, um grupo com fortes influências da música popular portuguesa, do fado, da música brasileira e da música africana (19:00). 

Neste mesmo dia, o Cais do Guadiana recebe Sofiane Saidi & The Mazalda, que partilham o fascínio pela música raï, o que os levou a criar esta colaboração e a reinventar este género musical tradicional (23:00), e Pedro Mafama, que procura juntar a música eletrónica urbana à música tradicional portuguesa (00:30). Recentemente, o artista português apresentou o primeiro single do seu novo trabalho, a música “Estrada”, que une o cante alentejano dos Mineiros de Aljustrel à rumba portuguesa. 

O novo álbum de Pedro Mafama, intitulado “Estava no Abismo Mas Dei Um Passo Em Frente”, vai ser lançado no próximo mês de maio.

A última edição do Festival Islâmico de Mértola contou com 50.000 visitantes, esperando-se que este ano sejam ultrapassados os 60.000.

Este festival, que tem entrada livre, é, de acordo com o mesmo comunicado, “dos eventos mais relevantes do distrito”, passando os seus objetivos pela “divulgação do conhecimento sobre a história e o património de Mértola, em particular da época islâmica, também promover o conhecimento, o diálogo, a tolerância e cidadania entre culturas; divulgar a cultura islâmica e produção contemporânea; fortalecer laços culturais, sociais e económicos com o Mediterrâneo e desenvolver a oferta turística muslim friendly”.

 

Fotografia de noticiasmagazine.pt