5 Março 2016      13:28

Está aqui

OS GUARDIÕES DA RAIA E A EUROCIDADE

O Projeto e a ideia da Eurocidade não é novo, mas, e depois de vários acordos entre municípios de ambos os lados da fronteira luso-espanhola, esta semana, Elvas, Campo Maior e Badajoz voltaram a juntar-se a dar a conhecer projetos comuns com vista ao desenvolvimento, a criação de emprego e o crescimento do turismo.

Neste encontro, celebrado no Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, foi apresentado o GURA – Guardiões da Raia, um projeto de investimento superior a 6 milhões de euros que será candidatado a fundos europeus – prevê-se a conclusão no verão de 2017 - e que, de acordo com Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, incide essencialmente na recuperação patrimonial dos três municípios de modo alavancar o turismo e trazer as localidade mais-valias, sobretudo na criação de emprego.

Ricardo Pinheiro, presidente de Campo Maior, evidenciou que este investimento, no seu concelho, visa essencialmente a recuperação do património de Campo Maior, mas também da aldeia histórica de Ouguela. De modo a iniciar este projeto, as famílias ciganas que viviam em redor do castelo de Campo Maior foram já realojadas.

O alcalde de Badajoz, Francisco Martinez, preferiu salientar que, com esta união entre os municípios raianos, o peso desta região aumenta e dá mais força às reivindicações comuns junto dos centros de decisão, quer seja Lisboa, quer seja Madrid.

 

Imagem daqui