11 Junho 2022      10:06

Está aqui

O Dia de Portugal, o dia de Camões e dia das Comunidades Portuguesas

Comemora-se hoje, dia 10 de junho, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Combinamos todos no mesmo dia. Honramos o nosso país através do assinalar do nosso dia nacional. Mais do que um dia de cerimónias e circunstância, este é um dia que representa o orgulho de um povo, um dia que nos une. O dia de Portugal ultrapassa as fronteiras territoriais, virtuais e sentimentais. Este é o nosso dia, como o dia 4 de julho é o dia dos Estados Unidos, o dia 14 de julho é o dia de França. Há algo especial que nos une a todos neste sentimento de pertença patriota. Todos nós reconhecemos as nossas cores, a nossa bandeira, os nossos símbolos.

Hoje é o dia de Camões, desse grande poeta que levou a lugares fora das fronteiras da Europa o nome maior lusitano. Camões, Luís Vaz de, teve uma vida bastante preenchida de aventuras e desventuras, nasceu em Portugal e conheceu o mundo… não todo mas grande parte. A seu grande talento, dirão os entendidos, foi o de contribuir de forma decisiva para a nossa identidade, para contar um momento dessa história conjunta que nos une e nos identifica. Camões deixou uma obra escrita que chegou aos nossos dias e que recordamos a cada momento. A sua lírica fala de amor, fala de feitos e de dificuldades. A sua obra épica fala de nós e dele mesmo na sua viagem, como a de cada um de nós. E dessa mesmo conta este dia - o dia das Comunidades Portuguesas.

Nem todos somos Camões a lutar em Ceuta, a viajar exilado para a Ásia. Nem todos viajamos além-mar para sítios distantes. Nem todos vamos de similares meios de transporte, mas todos aqueles que saem da sua zona de conforto têm na sua mente, nos seus objetivos e numa visão global, a melhoria das suas condições de vida.

Quantos de nós, portugueses, nos aventuramos além fronteiras, para os mais diferentes lugares do mundo, para lugares familiares onde estão rostos conhecidos à sua espera, outros para lugares desconhecidos.

Algo, porém, parece ser comum. Todos vamos para um lugar onde, de alguma forma, se fala a nossa língua, a nível nacional e oficial ou a nível local dos nossos compatriotas e daqueles com quem partilhamos a nossa língua.

Hoje é o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Podiam ser três dias diferentes, mas nunca serão. Será sempre o dia da nossa pátria, que celebra um poeta e que celebra todos os que levam uma língua, o trabalho, as emoções e o orgulho além de mim, além de nós.

Nós somos Portugal, na sua língua, na sua essência, na sua melodia e na sua alma. Parabéns!