23 Setembro 2017      13:52

Está aqui

MUSEU DA PAISAGEM VAI SER REALIDADE NO ALENTEJO

Vai nascer em breve o Museu da Paisagem, direcionado para a salvaguarda da paisagem e do património imaterial do Alentejo.

O acordo já foi assinado por Bengalinha Pinto - Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo e Ceia da Silva - Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo,.

A cerimónia decorreu no recém-requalificado Paço dos Henriques, em Alcáçovas.

O protocolo para a constituição formal do “PAGUS / Museografia Paço dos Henriques” e candidatura foi aprovado pelo Programa Operacional da Região Alentejo 2020, num investimento previsto de 454 485,00 €, cofinanciado pelo FEDER em 75% e, segundo fonte da autarquia, a ideia deste museu surgiu logo após a inscrição do Fabrico de Chocalhos pela UNESCO, em 2015, como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente.

Como há outros patrimónios culturais no concelho -  engloba as localidades de Aguiar, Alcáçovas e Viana do Alentejo – viu-se mais além e viu-se aqui também uma oportunidade para dar asas a um projeto à escala internacional e que promova e salvaguarde o património e a paisagem.

Será com este objetivo que o Museu da Paisagem vai nascer: a salvaguarda da paisagem e do património imaterial do Alentejo, promovendo e destacando boas práticas e provocando a implementação de políticas públicas para a conservação da paisagem e para a salvaguarda do Património Cultural Imaterial e do património do concelho de Viana do Alentejo.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.