12 Março 2023      12:21

Está aqui

Montemor-o-Novo expõe simbologia da heráldica

No âmbito da exposição “Um Mês, uma História”, e integrada nas Comemorações do Dia do Município, de São João de Deus e Internacional da Mulher, está patente no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo a mostra “Simbologia da Heráldica Municipal”.

Desde o século XVI, e de acordo com Pinho Leal, o Rei D. Manuel I deu por armas à Vila “uma torre edificada sobre rochedos, no centro do escudo, e por detraz, em toda a alargura delle, uma fonte, tudo da sua cor. Por debaixo da fonte se vê um rio, de ondas azues. Significa o castello, o rio Canha, que passa junto à villa, e a ponte “chamada de Alcáçar, que atravessa aqui o rio”.

A romã, estrela e cruz são elementos adicionados posteriormente e que se devem ao facto de, por decisão camarária de 2 de março de 1678 ter sido escolhido como padroeiro da vila, S. João de Deus.

Os últimos dois símbolos a ser introduzidos surgem no século XVIII, o sol e a lua, que parecem ligados a uma lenda dos tempos da Reconquista.

Ao longo de quatro séculos – a torre do castelo, o rio, a romã, estrela e cruz, a ponte, a lua, o sol - vão sendo adicionados, encontrando-se referenciados, descritos em inúmeros documentos e passiveis de serem identificados nos mais diversos locais ou objetos que permanecem como na bandeira da Câmara de 1728 mandada fazer por ocasião da visita do Rei D João V, no cadeirão da Câmara do seculo XIX ou no Livro de Sessões Solenes do início do seculo XX.

A exposição “Um Mês, uma História”, é uma iniciativa que está a decorrer no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo, de janeiro a abril de 2023, que pretende dar a conhecer e potenciar a valorização do nosso património, através de uma história diferente em exposição, a cada mês.