7 Abril 2017      16:51

Está aqui

MONTADO ALENTEJANO VAI SER PATRIMÓNIO MUNDIAL DA UNESCO

A convicção do município de Portel é de que a candidatura do Montado Alentejano, uma das maiores riquezas daquele concelho no Alentejo Central, tanto que lhe dedica uma feira anual, vai ser apresentada em 2018 e, "apesar da complexidade da candidatura" vai ser aprovada.

Esta declaração pela UNESCO pod e transformar o mundo rural alentejano numa riqueza da humanidade "que é preciso preservar e valorizar" como defende José Manuel Grilo, presidente da Câmara de Portel, a entidade que, em conjunto com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, prepara a candidatura. O Montado, para além de representar uma riqueza ambiental e natural é produtor de um bem valioso de que o país goza mundialmente, quase em exclusividade.

A imprensa internacional apontou recentemente a cortiça como a qualidade na qual Portugal se sobrepõe a todos os países do mundo, no estudo ‘International Number Ones: Because every country is the best at something’ do prestigiado jornalista David McCandless.

Portugal produz cerca de 100 000 toneladas ano de cortiça o que representa cerca de metade de toda a produção mundial, logo seguido por Espanha com cerca de 61 000 toneladas e Marrocos com cerca de 12 000 toneladas por ano. É no Alentejo que se encontra a maior área de montado, representando 84 por cento do total nacional.

Imagem de capa de outralentejo.org