23 Julho 2016      12:03

Está aqui

MONSARAZ MUSEU ABERTO JÁ VAI A MEIO

A edição 2016 do “Monsaraz Museu Aberto” – a trigésima – já vai a meio.

Começou na passada sexta-feira, dia 15, quando o Ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, inaugurou a edição. No ato, a Universidade de Évora e a autarquia assinaram um protocolo para desenvolvimento de projetos de investigação nacionais e internacionais, estágios científicos e técnicos, ações nos domínios do ensino e da formação, além de projetos com uma vertente mais cultural com a Escola de Artes.

No mesmo dia, a Embaixadora de Israel, Tzipora Rimon, procedeu à abertura oficial do Centro Interativo da História Judaica em Monsaraz, com atuação de Rão Kyao.

No sábado, começou a animação musical com grandes nomes como o Mestre António Chainho Mafalda Arnauth, Ana Magarreiro e o alentejano Kajó Soares, num fim de semana em que houve ainda espaço para o espetáculo Touros e Flamenco, para um recital de acordeão com Gonçalo Pescada, para concertos da Orquestra de Câmara do Alentejo, dos AR Quarteto e de Daniela Melo.

Ontem, sexta 22, foi a vez do concerto com Bernardo Tinoco (saxofone) e o AR Quarteto; seguidos de Miguel Gameiro e os Polo Norte que, além dos seus êxitos, apresentam uma surpresa com o Grupo Coral Os Bel’Aurora, de Campinho (Reguengos de Monsaraz) a cantarem sucesso da banda adaptados ao Cante Alentejano.

Já noite dentro, estrou-se o “Monsaraz Emotions”, o espaço que transforma a Praça de Armas do Castelo numa pista de dança e onde atuaram o dj local Triple M e o mais que conhecido Mastiksoul.

Hoje, sábado 23, no Observatório do Lago Alqueva, pelas 17 horas, vai realizar-se a palestra “E no princípio era a luz”, por António da Silva, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Mais tarde será o fado e cante alentejano a tomar conta da ocasião, com Bernardo Espinho, António Caixeiro, a guitarra portuguesa de Bruno Chaveiro e a viola clássica de João Domingos.

Há noite terá lugar o concerto da UÉ All Stars Jazz Ensemble com o convidado especial Paulo de Carvalho, com direção artística de Eduardo Lopes e a segunda edição do “Monsaraz Emotions” com os dj’s FunkYou2 e WAO - premiado no Beatport’s Electro House Top 10 com os singles “Troy”, editado pela Revealed Recordings, que é a editora de Hardwell, e “One”, com Miss Palmer e que foi lançado pela Spinnin Records.

Amanhã, domingo, haverá lugar a um concerto de percussão e eufónio “Da Alma…” com a atuação das jovens revelações alentejana João Defesa (eufónio), Paulo Amendoeira (marimba e vibrafone) e o convidado especial Sérgio Galante (guitarra e eletrónica) e que vão interpretar Astor Piazzolla, António Pinho Vargas, Fernando Deddos e Sergei Rachmaninoff.

Também Salvador Sobral - acompanhado ao piano por Júlio Resende - vai apresentar o seu disco de estreia, “Excuse me”.

Para o último fim-de-semana do Monsaraz Museu Aberto -de 29 a 31 – vai haver a Festa do Cante nas Terras do Grande Lago – com o Grupo Coral e Etnográfico Amigos do Alentejo do Feijó, Grupo Coral Os Rurais de Figueira de Cavaleiros, Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Mário Moita, Manuel Sérgio e José Manuel Farinh - o espetáculo “Alentejo Coral Jovem”, que vai juntar o Grupo Coral Os Bel’Aurora de Campinho, Grupo Coral de Beja, Grupo Coral Os Discípulos de Beja, Grupo Coral Moços da Aldêa de Cabeça Gorda, Grupo Coral Juvenil Os Rama Verde de Vila Nova da Baronia e Os Dona Zéfinha e a Dark Sky Party Alqueva. Além da 3ª e última noite do

“Monsaraz Emotions” com Dj alentejano Malasiano, e os No Maka.

Além da música e da animação “Monsaraz Museu Aberto” conta também com exposições, entre elas, uma exposição de fotografia do renomado escultor João Cutileiro e uma de pintura de Luísa Ferro , “Monsaraz, à luz de um céu imenso”.

No Museu do Fresco pode visitar a mostra de arqueologia intitulada “Monsaraz Antes da História – vestígios de um povoado da Idade do Bronze”. 

Também os alunos da Escola de Artes da Universidade de Évora estão a apresentar a exposição “Anésia – Artes Visuais” na Casa Monsaraz.

Pelas ruas de Monsaraz, pode ser apreciar ainda a exposição de fotografia “Paisagem Interior – Inner Landscape”, de Telmo Rocha, e, na Casa Lagareiro, está exposta uma mostra de design industrial e mobiliário, intitulada “Com quantos paus se faz um lugar ao sol”.

Lugar para a escultura com “Pessoas” uma mostra de esculturas em barro de Gil Kalisvaart.

Onze restaurantes locais preparam também um menu condizente com a ocasião e integram o Roteiro gastronómico que inclui novas “experiências”.

O “Monsaraz Museu Aberto” – que termina a 31 de julho - pretende abordar o que de melhor se faz na cultura e nas artes do espetáculo.