12 Dezembro 2020      12:33

Está aqui

Mais um prémio para o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo

O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi novamente distinguido.

Desta vez foi na 11.ª edição dos prémios “The Drinks Business Green Awards”, no âmbito das boas práticas ambientais e de sustentabilidade.

No evento que decorreu na passada semana, o PSVA foi distinguido na categoria “The Amorim Sustainability Award” para uma associação, tendo concorrido com o projeto “International Wineries for Climate Change” e também com os “Wines of Great Britain”.

João Barroso, coordenador do PSVA disse que “a sustentabilidade não é uma moda, mas sim o novo paradigma do século XXI” e referiu ainda que a CVRA tem a “perfeita noção” de que para poder “continuar a produzir vinhos de excelente qualidade” é necessário “aumentar a capacidade de regeneração e resiliência dos recursos naturais”.

A CVRA decidiu criar o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo em 2014 e em 2019 foi premiado na 13ª edição dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2019, numa iniciativa da Comissão Europeia, coordenada em Portugal pelo IAPMEI.

À data, Francisco Mateus, Presidente da CVRA revelou o orgulho pelo prémio e “por promover e contribuir para a preservação do ambiente e pela conservação dos recursos naturais da região alentejana. Os excelentes resultados deste programa, pioneiro em Portugal, revelam todo o empenho e toda a dedicação dos produtores. O prémio é também um acréscimo na nossa responsabilidade de fazer mais e melhor e de incentivar e motivar outros produtores a juntarem-se a nós.”

O PSVA é uma iniciativa pioneira em Portugal e promovida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), com o objetivo de melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade economicamente viável. Este programa foi iniciado em 2014 e conta até ao momento com 346 membros que representam a produção de uva e vinho da região vitivinícola do Alentejo. 

O PSVA foi também distinguido com o título de Embaixador Europeu de Inovação Rural pelo projeto LIAISON, uma Parceria Europeia de Inovação para a Produtividade Agrícola e Sustentabilidade lançada em 2012, pela Comissão Europeia, e que promove os melhores projetos europeus ao nível da inovação na agricultura e silvicultura em áreas rurais.

Foi ainda distinguida na 11ª edição do prémio da APA, GCI e QUERCUS que o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, nos Green Project Awards, da Agência Portuguesa do Ambiente, GCI (consultora de Public Engagement) e QUERCUS - Associação Nacional de Conservação da Natureza, que premeia projetos de desenvolvimento sustentável em Portugal.