3 Dezembro 2018      16:50

Está aqui

Limpeza de EN 256 em Évora criticada ontem pelo PSD foi executada hoje

Segundo a IP - Infraestruturas de Portugal, a limpeza e conservação da EN 256, que liga Évora a Reguengos de Monsaraz, estava já prevista começar hoje e não avançou antes devido a um concurso que ficou deserto e obrigou a novo procedimento.

Estes trabalhos surgem na sequência das obras de limpeza que estão a ser efetuadas há um mês na Estrada N255, no troço que liga o concelho de Alandroal com o de Reguengos de Monsaraz.

Contudo e durante o fim-de-semana a ausência de limpeza naquela via foi motivo de críticas do PSD local, que denunciou o assunto numa iniciativa que envolveu deputado do PSD, António Costa da Silva e que apontou críticas à autarquia de Reguengos de Monsaraz e à Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) por estar em "silêncio" em relação ao problema da limpeza nas bermas das estradas. 

Para o PSD, "para além do perigo que constitui circular na EN 256", as estradas "descuidadas, desleixadas e invadidas por vegetação que obstrui, inclusivamente, a leitura da sinalização vertical" são um "muito mau cartão de visita" para os turistas que visitam a região, e dizem não compreender "o silêncio assumido pelos municípios do distrito perante uma falha dos serviços do estado com esta gravidade".

Uma crítica rejeitada por José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e presidente da CIMAC. Durante o ano de 2018 registaram-se atrasos nestes trabalhos de conservação, que já tinham sido objeto de várias reclamações e de tomada de posição pela Autarquia de Reguengos de Monsaraz, tendo a empresa Infraestruturas de Portugal, procedido a limpezas pontuais em locais de maior perigosidade rodoviária, nomeadamente cruzamentos e entroncamentos.

Sem fazer referência ao PSD mas citando o seu comunicado, José Calixto critica a "deslealdade institucional de outros que se dão ao luxo de faltarem à verdade quando afirmam que querem chamar a atenção" para um problema que "todos" sabiam já estar em vias de ser resolvido.

Segundo José Calixto, os primeiros 4 quilómetros a partir da cidade de Reguengos de Monsaraz estão concluídos porque "os trabalhos se iniciaram hoje conforme já estava previsto".

 

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão