22 Março 2021      10:14

Está aqui

Jogador profissional de poker? Já é uma realidade para dezenas de jovens em Portugal

O poker é um dos jogos favoritos dos portugueses. Em 2020, estima-se que se tenham gasto cerca de 600 mil euros por hora em jogos de sorte e azar através da Internet em Portugal, sendo que o poker representou uma percentagem significativa desse investimento. Um jogo de cartas clássico criado na França e popularizado nos Estados Unidos, o poker já existe há centenas de anos, mas só recentemente se tornou num fenómeno pop de significância mundial. Com a ajuda da criação de uma nova série de modelos competitivos profissionais e de um crescente número de sites online, o poker converteu-se também na profissão de milhares de jovens em todo o mundo. Só em Portugal, estima-se que mais de 50 profissionais se dediquem ou se tenham dedicado ao poker a tempo inteiro. Num momento em que as tecnologias da informação e as redes sociais fazem cada vez mais parte do dia-a-dia de cada um de nós, a surpreendente profissão de jogador de poker profissional surge como uma das grandes tendências da atualidade, à semelhança do que acontece com os gamers profissionais do mundo dos e-sports, com os digital influencers ou com os criadores independentes de conteúdo. Mas afinal, o que significa ser um jogador profissional de poker em 2021?

Poker profissional tem vindo a crescer em Portugal

Em 2009, o jogador de poker alentejano Fábio Borges (também conhecido como 'FBorges) tornou-se notícia depois de ter conquistado o primeiro lugar num pequeno torneio de poker online. O feito valeu-lhe um modesto prémio de cerca de $360, assim como o acesso gratuito a um torneio presencial de poker organizado pelo Grupo Solverde. Desde então, o mundo do poker online cresceu consideravelmente. E esse crescimento trouxe uma série de novas oportunidades para os jogadores, assim como prémios cada vez mais apetecíveis. Mais de 10 anos passados desde essa primeira conquista, Fábio Borges desapareceu do meio competitivo do poker para dar lugar a uma nova geração de talentos portugueses. Em 2021, os jogadores profissionais de poker em Portugal caracterizam-se pela sua juventude, pela sua vontade em procurar uma fonte alternativa de rendimento, e, na maior parte dos casos, por não se sentirem motivados a trabalhar, mesmo depois de terem completado um curso universitário.

Os casos de sucesso do poker português

Em 2014, o jornal Observador entrevistou um dos mais prominentes profissionais do poker em Portugal: o conimbricense André Coimbra, que decidiu dedicar-se em exclusivo ao jogo de cartas após completar o curso em Ciência de Computadores na Universidade do Porto. Na altura, Coimbra vivia em Lisboa com a namorada, também ela jogadora de poker. Pagava a renda apenas com base nos seus ganhos nas cartas, graças à participação em diversos torneios online e em mesas de jogo de sites como o 888 poker Portugal. Contava ainda com o patrocínio de uma grande marca do poker e não tinha receio em afirmar que fazer vida das cartas pode ser um processo exigente, cansativo e exasperante. Afinal, o que não falta no mundo do poker profissional é concorrência... Felizmente, os portugueses parecem ter um talento nato para jogar poker. Alguns dos melhores jogadores de poker do mundo são lusos e destacam-se acima de tudo no contexto do poker online. Atualmente, André Coimbra tem-se vindo a dedicar à realização de live streamings e ao coaching de poker, tendo inclusive lançado o primeiro livro de poker em Portugal. Mas outros grandes nomes da modalidade, como Manuel Ruivo ou João Vieira, têm vindo a bater recordes um pouco por todo o mundo, conquistando prémios exorbitantes frente a alguns dos mais habilidosos jogadores online do meio. Em 2020, por exemplo, Manuel Ruivo ganhou mais de $700,000 depois de ter conquistado o terceiro lugar num torneio virtual da World Series of Poker. Sem dúvida um feito impressionante para o poker em Portugal.

O que é preciso para ser jogador profissional de poker?

Embora a carreira de jogador profissional do poker implique uma série de vantagens, a começar pela ausência de horários apertados e pela oportunidade de trabalhar a partir de casa, não é fácil chegar ao topo no competitivo mundo das cartas. Como acontece com qualquer desporto organizado, ser o melhor exige muitas horas de dedicação, anos de treino, e um íntimo conhecimento dos segredos do jogo. Ainda assim, a incidência do poker em Portugal tem vindo a demonstrar que são cada vez mais os jovens que procuram carreiras alternativas às profissões ditas "tradicionais." Pouco impressionados por um mercado de trabalho onde as boas oportunidades escasseiam e onde os constrangimentos são vários, cada vez mais portugueses têm vindo a olhar para a Internet como fonte de rendimento. O cenário de calamidade socioeconómica que se tem sentido desde o ano passado vai certamente contribuir para agravar esta tendência. Num momento em que a maior parte dos trabalhadores se viram forçados a trocar o escritório pelo home office, fica claro que o futuro do meio laboral passará necessariamente pela Internet.