12 Dezembro 2016      10:23

Está aqui

O MELHOR AZEITE DO MUNDO É ALENTEJANO

O melhor azeite do mundo é, claro está, alentejano e a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos já o lançou no mercado.

O Azeite Virgem Extra Premium CAMB – considerado o melhor azeite do mundo, premiado com medalha de ouro, na categoria frutado maduro, no concurso Mário Solinas, organizado pelo Conselho Oleícola Internacional (International Olive Council) já está à venda num preço que rondará os 12,49 € (embalagem de 500 ml), numa garrafa especial pensada para proteger as qualidades do produto.

Como diz o dito popular “És fin@ como o azeite de Moura” e o o Azeite Virgem Extra Premium CAMB foi elaborado a partir das variedades regionais da cooperativa, com predominância da Galega - rainha das azeitonas portuguesas, através da extração a frio e utilizando processos exclusivamente mecânicos, com o objetivo de garantir a máxima qualidade do produto final.

Portugal continua a ser quarto na lista dos maiores produtores europeus de azeite, num ranking liderado pela Espanha, seguida da Itália e da Grécia.

A oliveira é uma espécie mediterrânica o seu nome provém do latim "oliva", que por sua com origem a partir de grego micênico “e-ra-wa” ("elaiva") que significa “óleo".

Desde o neolítico que a azeitona é utilizada para azeite que era usado depois como unguento, combustível ou na alimentação. Tomou tal importância em algumas culturas que se tornou uma árvore venerada.

Já em 1500 a.C., na ilha de Creta prosperava o comércio do azeite, sendo que os gregos aprenderam da civilização minoica as técnicas de cultivo da oliveira.

A cultura grega associava a oliveira à força e à vida e mesmo na Bíblia vem citada por diversas vezes.

A oliveira é uma árvore com muita longevidade das oliveiras e estima-se quem. Estima-se que algumas oliveiras em Israel possam ter mais de 2500 anos de idade. Também em Portugal em Santa Iria de Azóia, Monsaraz e na Herdade do Freixo, existem oliveiras milenares.

 

Imagem de capa de maimagazine.net