4 Setembro 2020      10:32

Está aqui

Investigador da Universidade de Évora recebe bolsa de 1,5 milhões de euros

O Conselho Europeu de Investigação (ERC, do inglês European Research Council) atribuiu a Ricardo Agarez, professor no Departamento de Arquitetura da Universidade de Évora (UÉ), uma bolsa de investigação (Starting Grant) no valor de, aproximadamente, um milhão e meio de euros (€ 1.499.613,75).

As bolsas Starting Grant consistem no esquema de financiamento do ERC que seleciona cientistas promissores em início de carreira, com trabalhos no currículo e propostas de investigação excecionais. Nesta edição, seis investigadores portugueses foram contemplados, num total de 11 milhões de euros em bolsas de investigação.

De acordo com a Universidade de Évora, esta bolsa é uma de apenas três atribuídas, a nível europeu, a projetos no domínio da história da arquitetura e do ambiente construído, além de ser a primeira vez que “o ERC financia um projeto neste domínio em Portugal, em qualquer programa do Conselho (Starting, Consolidator, Advanced, Proof of Concept e Synergy Grants) desde a sua criação em 2007”.

Ricardo Agarez é arquiteto e historiador da arquitetura e cidades, investigador no CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora e membro do Conselho da European Architectural History Network.

Atualmente é o Investigador Responsável pelo projeto ReARQ.IB (“Built Environment Knowledge for Resilient, Sustainable Communities: Understanding Everyday Modern Architecture and Urban Design in the Iberian Peninsula (1939-1985)”), que visa compreender a arquitetura do nosso quotidiano, permitindo às comunidades “tomar decisões informadas sobre o que manter, reutilizar e substituir”, assim como atualizar e aperfeiçoar os seus edifícios.

O programa de bolsas Starting Grants do ERC teve uma taxa de aprovação de 13% nesta edição, e distinguiu um conjunto diversificado de cientistas de 40 nacionalidades, cujos projetos estarão baseados em 25 países europeus. Estima-se que os projetos agora financiados permitirão criar 2500 postos de trabalho para investigadores pós-doutorados, estudantes de doutoramento e outros, nas instituições de acolhimento.

Recorde-se que as bolsas Starting Grant do European Research Council fazem parte do programa de Investigação e Inovação da União Europeia, Horizonte 2020.

 

Fotografia de bsr.ac.uk