31 Agosto 2018      15:57

Está aqui

Investidores estrangeiros fizeram duplicar preço das terras de Alqueva

Uma reportagem da agência internacional de notícias Reuters, que pode ser vista aqui, escolheu o Alqueva como tema e de como as suas águas estão a atrair investidores de todo o mundo, particularmente agricultores americanos, que tentam escapar à escassez de água na Califórnia e que vêm o Alentejo como terra de oportunidade.

E foi assim mesmo que o Primeiro-Ministro a apresentou na sua recente visita aos Estados Unidos.

A peça, que merece a atenção da edição de hoje do ECO, sublinha que é crescente o número de investidores americanos em Alqueva, atraidos pela reserva de água e pelos incentivos do estado português.

Segundo a peça a procura de terra pelos investidores já fez elevar para o dobro o preço da terra, nestes últimos cinco anos, que é comparada "à California nos anos 50", estando em fase de negociação com o governo português "direitos de utilização das águas", que os americanos pedem por períodos mínimos de 20 anos.

A publicação descreve ainda os incentivos de Portugal para investidores como “empréstimos baratos” para aqueles “prontos a gastar mais de 500 mil euros e criar postos de trabalho”.

Segundo o ECO, a Califórnia é a maior produtora de amêndoas, e são precisamente as condições alentejanas para essa cultura que está a atrair os investidores.

Imagem de capa da SkyEye

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.