15 Novembro 2016      11:42

Está aqui

HAVERÁ MUDANÇA?

Web Summit Lisboa

É de facto um grande evento de tecnologia, inovação e mostra de novas empresas, mais especificamente aquelas com o novo conceito de startup, consegue mover investidores, criadores de tecnologia e uma grande quantidade de visitantes, contudo, qual é a mais-valia real para a vida do país?

Durante a execução do evento é certo que movimentou muitas pessoas, fez encher transportes públicos, hotéis e restaurantes em Lisboa, mas na verdade, qual é o impacto real na economia nossa economia? Será que vai captar estes investidores e grandes génios criativos para o futuro, para se implementarem em Portugal ou desenvolverem projectos no nosso país? É a pergunta que fica no ar e que, até agora, ainda ninguém sabe responder.

 

O desespero pela mudança

Na manhã da passada quarta-feira (9 de Novembro 2016), acordámos com a notícia em que ninguém acreditava: Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos da América (EUA).

Depois de correr tanta tinta sobre a notícia, importa só sublinhar 2 pontos que explicam a vitória de Trump: a incapacidade dos sistemas políticos ocidentais em resolver os problemas das pessoas (desemprego, criminalidade, dificuldades na área da saúde, etc.) e da mediocridade dos candidatos (candidatos com abordagens superficiais dos problemas e produtos das máquinas partidárias), como é o caso de Hillary Clinton.

Parece uma ideia consensual de que, com um candidato forte do lado democrata, não seria muito provável o sucesso do republicano.

 

Caixa Geral de Depósitos

Mais uma situação na banca que se tem arrastado nas páginas dos jornais e no seio da opinião pública. Refiro-me aos gestores do banco público e a todo o cenário mediático que têm criado à sua volta.

Desde a nomeação, passando pelos seus ordenados e acabando nos episódios da entrega das declarações de património, tem-se caracterizado por um processo com muito pouca transparência.

Se o Tribunal Constitucional já decidiu que têm de ser entregues as declarações de património e, segundo a Lei, este não é um caso em que se possa requerer a confidencialidade – entreguem os documentos de uma vez por todas. Ou saiam! Estamos todos cansados desta alimentação do impasse.

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.