30 Janeiro 2016      23:04

Está aqui

GROOVE ALENTEJO - FESTIVAL INTERNACIONAL DE PERCUSSÃO

Groove Alentejo é o nome do 1º Festival Internacional de Percussão que terá lugar de junho de 2016 a dezembro de 2017.

Este festival será fortemente marcado por diversos concursos internacionais de composição e performance para instrumentos de percussão, além de um ciclo de concertos.

O evento já foi reconhecido como sendo de interesse cultural pelo Ministério da Cultura e da responsabilidade do Conservatório Regional do Baixo Alentejo – CRBA. Pretende ser um projeto artístico ambicioso na área da música, e com uma dimensão internacional, querendo certificar o evento na Federação Mundial dos Concursos Internacionais de Música, uma organização internacional constituída por uma rede de instituições que promovem os concursos mais importantes, a nível mundial, para descobrir jovens talentos da música clássica, como disse à agência Lusa Mauro Dilema, diretor executivo do festival.

O CBRA quer que este seja um espaço de partilha entre intérpretes e compositores internacionalmente reconhecidos e jovens músicos em início de carreira, quer na área da interpretação, quer na da composição musicais.

Além do já referido, o festival ambiciona incentivar a composição para instrumentos de percussão com recurso à música de tradição oral e estimular a criação de um novo repertório e que isto possa contribuir para integrar o Alentejo nos circuitos internacionais da música, bem como promover o acesso do público alentejano a concertos de artistas profissionais e a música de tradição oral da região.

A organização prevê três fases para estee vento: a primeira e a segunda serão os concursos internacionais de composição e de performance para instrumentos de percussão; a terceira será o ciclo de concertos.

Até 15 de maio, os interessados em participar no concurso podem inscrever-se. A peça vencedora será anunciada a 18 de junho, no Cineteatro Municipal de Castro Verde, numa sessão que incluirá um concerto do grupo de percussão Simantra.

De 1 a 8 de outubro, será o período para o Concurso Internacional de Performance para Instrumentos de Percussão, no Teatro Municipal Pax Júlia de Beja e no Cineteatro Municipal de Castro Verde. Ocorrerão concertos de grupos de percussão portugueses com projeção internacional, "jam sessions", "master classes", duas eliminatórias e a final, na qual a peça obrigatória a executar pelos finalistas será a vencedora do concurso de composição.

No juri constam nomes como Anders Arstrand (Suécia), Casey Cangelosi (Estados Unidos), Christopher Bochmann (Inglaterra), Luís Tinoco (Portugal), Roberto Pérez (Argentina), Peter Vulperhorts (Holanda), Richard Buckley (País de Gales), Rui Saúl Gomes (Portugal), She-e-Wu (Taiwan) e Michael Burrit (Estados Unidos). 

De outubro a dezembro de 2017, terá lugar o ciclo de concertos de grupos de precursão já reconhecidos e vencedores do concurso de performance, no âmbito de um acordo entre o CRBA e a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

 

Imagem daqui