11 Fevereiro 2019      11:07

Está aqui

Freguesia alentejana com projeto piloto de transporte a pedido

A Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz, no Alentejo Central vai implementar a partir de amanhã, terça-feira, dia 12 de fevereiro, o projeto Transporte a Pedido. Este serviço será realizado por um táxi, destina-se a todas as pessoas com mais de 65 anos residentes na freguesia e tem como objetivo aumentar a cobertura da rede de transportes coletivos, proporcionando uma oferta em áreas e/ou períodos do dia em que não existam rotas de autocarros ou que a abrangência da região seja deficitária.

A câmara municipal está a desenvolver há cerca de um ano este projeto inovador para o implementar durante o primeiro semestre em todo o concelho. Reguengos de Monsaraz vai ser o município do Alentejo central a avançar com o projeto, enquanto no Alto Alentejo serão as autarquias de Campo Maior e de Gavião, no Alentejo litoral será Odemira e no Baixo Alentejo as câmaras municipais de Beja e de Moura. Esta oferta de transportes mais flexível, com custos acessíveis e que vai melhorar as condições de mobilidade da população, especialmente nas áreas rurais, tem o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.

O Transporte a Pedido é um serviço de transporte público em que o cliente é que desencadeia a viagem através do seu pedido para a junta de freguesia. Qualquer trajeto na área da freguesia de Reguengos de Monsaraz tem um custo de 1,20 euros. Existem seis paragens pré-definidas dentro da cidade (praça de táxis, centro rodoviário, centro de saúde, escolas, na Rua dos Mendes junto ao Parque de Feiras e Exposições e no Centro de Formação do Instituto do Emprego e Formação Profissional), uma na Caridade e outra nas Perolivas, que podem ser pontos de entrada ou de saída dos passageiros, pois os táxis não vão recolher as pessoas a casa.

Os interessados devem inscrever-se na Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz para integrarem a listagem de beneficiários e posteriormente efetuarem as reservas por telefone (266509330/967397501) até às 15h do dia útil anterior ao dia da viagem. A junta de freguesia poderá aceitar pedidos de última hora, mas apenas para as paragens que já tenham reservas. Nesta fase inicial do projeto, o serviço realiza-se entre as 9h e as 13h e existem dias definidos para cada localidade, nomeadamente às terças-feiras em Reguengos de Monsaraz, quartas-feiras nas Perolivas e às quintas-feiras na Caridade.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão