28 Maio 2017      13:43

Está aqui

FALECEU MIGUEL URBANO RODRIGUES

O jornalista e escritor, de 92 anos, Miguel Urbano Rodrigues, faleceu ontem num hospital de Vila Nova de Gaia.

Nascido em Moura, em 1925, numa família de agricultores de tradição republicana, era filho de pai jornalista e escritor.

Miguel Urbano Rodrigues cursou a Faculdade de Letras de Lisboa e foi redator do Diário de Notícias e chefe de redação do Diário Ilustrado.

Com grande intelecto e comprometido com as causas do povo sofreu as consequências dessa “irreverência” quando o Estado Novo o obrigou ao exílio, no Brasil, onde foi editorialista de “O Estado de S. Paulo” e editor internacional da revista Visão (1970 a 1974).

Aderiu ao Partido Comunista Português e regressou a Portugal logo após o 25 de Abril de 1974, onde interveio, como militante, na construção do regime democrático.

Foi diretor do jornal “O Diário” e presidente da Assembleia Municipal de Moura e deputado à Assembleia da República, bem como representante nas Assembleias Parlamentares do Conselho da Europa e da União da Europa Ocidental.

Nos Paços do Concelho de Moura, a bandeira será colocada a meia-haste no edifício dos Paços do Concelho, durante três dias, informa, em comunicado, a Câmara Municipal de Moura.

 

Imagem de initiative-communiste.fr