24 Janeiro 2017      11:02

Está aqui

ÉVORA: EMOÇÕES E PATRIMÓNIO EM CRIANÇAS PARA SEMPRE

A Roda, de Paulo Neves, no Pátio de S. Miguel (Évora)

“Crianças para sempre” é o tema da exposição de fotografia de Joaquim Carrapato, que reuniu 23 crianças do 4.º ano do Jardim de Infância/Escola Básica dos Canaviais, em Évora, no mesmo projeto. No âmbito do segundo programa de literacia emocional e social da Sociedade do Bem desenvolvido com a turma da Professora Titular Maria do Rosário Pucarinho, foi convidado para Heartbuilder Joaquim Carrapato, ex-bancário de profissão e fotógrafo de paixão, que participou em inúmeras exposições de fotografia, individuais ou coletivas.

O desafio proposto ao mentor do projeto foi fazer a ponte entre as emoções e o Património que fotografa habitualmente. Numa das sessões, as crianças visitaram o Centro Histórico de Évora enquanto posaram para a objetiva de Joaquim Carrapato.

Para o fotógrafo, o desafio consistiu em captar as emoções que o Património desperta nas crianças: “As fotografias procuraram captar emoções e sentimentos das crianças quando confrontadas com certas situações do dia-a-dia, e que não podem ser observadas na sala de aulas mas sim fora dela. O facto de poder partilhar com os colegas de uma forma descontraída, uma visita a alguns lugares de interesse histórico da cidade que habitam, bem como outros de interesse cultural e artístico enriquece os conhecimentos, abre horizontes e capta o interesse pelo património material e imaterial que fazem parte das nossas vidas. Foi com muita alegria e com um prazer enorme que acompanhei este grupo e o facto de os poder fotografar na tentativa de captar as suas emoções diante de coisas novas, foi uma experiência que jamais esquecerei!”. Pátio de S. Miguel, Biblioteca Pública e Fórum Eugénio de Almeida foram alguns dos locais visitados pelas crianças.

Para a professora Maria do Rosário, “este projeto tem-se apresentado uma mais-valia, uma vez que trabalha as emoções das crianças, desenvolvendo a empatia, a positividade e o altruísmo nas mesmas. Quer o mentor do 1.º programa , Manuel Guerra, quer o Joaquim Carrapato, criaram uma grande empatia com as crianças e souberam cativá-las.

A inauguração da Exposição, que conta com o apoio da Junta de Freguesias dos Canaviais, será na quarta-feira, dia 25 de janeiro, pelas 17 horas no Jardim de Infância/Escola Básica dos Canaviais, e estará patente até ao dia 15 de fevereiro.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.