17 Junho 2016      16:31

Está aqui

ESCOLA DA VIDIGUEIRA NAVEGOU ATÉ À COREIA DO SUL

Os alunos da Escola Básica da Vidigueira, no Distrito de Beja, tiveram ontem um momento único, ao conversarem por videoconferência com uma turma a mais de 10 mil quilómetros de distância, numa escola de Daeyanam, Busan, na Coreia do Sul. Esta aula marcou o encerramento o projeto "Mudanças na Aprendizagem", uma parceria da Fundação Gulbenkian, da Universidade de Évora e da Samsung Portugal que decorreu nos últimos dois anos letivos em três escolas do Alentejo, envolvendo um total de 140 alunos do ensino básico que obtiveram uma taxa de 100% de sucesso escolar.

Os alunos alentejanos tiveram assim oportunidade de trocar informações culturais com os alunos do outro lado do mundo. Este projeto envolveu várias escolas através da instalação de duas salas de aula inteligentes na escola da Vidigueira, três em Ponte de Sor e duas em Vendas Novas. Aqui os alunos passaram a dispor de tablets para o seu processo de aprendizagem e os estabelecimentos de ensino foram equipados com quadros interativos e com software educativo adaptado às respetivas faixas etárias. A partir dos quais criaram também um blogue sobre os vários pontos de interesse turístico que existem no concelho da Vidigueira, ou ainda pesquisar e debater informações, como a descoberta do caminho marítimo para a Índia.

Desta vez os alunos não foram de barco, como Vasco da Gama, mas navegaram virtualmente até ao continente asiático, através de uma brincadeira que visa a aquisição de conhecimentos e a introdução de mudanças nos processos de aprendizagem.

Imagem daqui.