15 Junho 2018      17:19

Está aqui

Escavações revelam zona de mercado na antiga cidade romana de Miróbriga

Os trabalhos de escavação, realizados por alunos da Universidade Nova, estão a colocar a descoberto o que os especialistas pensam ser uma zona de mercado na antiga cidade romana de Miróbriga. 

Uma visita efetuada hoje e que envolveu dirigentes autárquicos de Santiago do Cacém foi guiada pelo professor José Carlos Quaresma, responsável pela coordenação dos trabalhos, e por Manuela de Deus da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Os trabalhos decorrem até ao dia 22 de Junho, e pelo terceiro ano consecutivo, no âmbito de um projeto de investigação que visa o estudo das áreas comerciais da cidade romana de Miróbriga, e insere-se numa estratégia de conhecimento e dinamização do sítio arqueológico.

Os trabalhos resultam de uma parceria entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo, o Município de Santiago do Cacém e a Universidade Nova de Lisboa e funcionam como campo escola para a formação de estudantes de Arqueologia. Além dos estudantes desta universidade portuguesa, também participam nas escavações estudantes da Universidade de Reading, em Inglaterra.

Classificada como Imóvel de Interesse Público, Miróbriga é um dos sítios mais emblemáticos do Alentejo, onde o visitante pode ver vestígios de casas, de balneários públicos, do fórum com a sua praça, templos, edifícios públicos e as áreas comerciais que o circundam. Afeto à Direção Regional de Cultura do Alentejo, o sítio arqueológico dispõe ainda de um centro interpretativo e pode ser visitado de terça a domingo.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.