20 Fevereiro 2017      14:09

Está aqui

EM AVIS HOMENS E MULHERES "ATACAM-SE" NA PRAÇA PÚBLICA

Elas num dia e eles no outro. A celebração dos "Dias das Comadres e dos Compadres" tem origem numa tradição remota e que marca na Freguesia de Aldeia Velha, Avis, no Alto Alentejo, a proximidade da quadra carnavalesca, anunciando o entrudo de uma forma, no mínimo, ortodoxa. Primeiro as mulheres percorrem as ruas da freguesia munidas de chocalhos a chamar os populares. Ao ouvir a "Chocalhada" o povo junta-se no largo para assistir à "queima das comadres e dos compadres".

Trata-se da queima de bonecos e bonecas de palha, postos a arder pelo sexo oposto e acompanhados, todos, de letreiros cheios de crítica e sátira atirados de um lado para o outro. Mas existe uma ordem nesta "guerra dos sexos". Primeiro são os senhores, no sábado dos compadres, depois elas, no sábado das comadres.

À vez, eles provocam-nas e elas troçam deles, em zombarias e gracejos em verso, num ritual de julgamento em praça pública, onde se ridicularizam mutuamente. Se ficou curioso ou curiosa, ainda vai a tempo de assistir à vez deles, no próximo dia 25 de fevereiro, às 16h00, no Largo 1.º de Maio. Elas já tiveram a sua diversão no passado sábado.

Imagem de capa de poolman.blogspot.pt

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.