27 Junho 2019      10:41

Está aqui

Em Alandroal alunos do pré-escolar e 1º ciclo passam a ter refeições gratuitas

João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal
A medida social vai abranger todos os Alunos do Pré-Escolar e 1º Ciclo, que passam a ter refeições gratuitas na escola no próximo ano letivo.
 
O município de Alandroal vai reforçar, no próximo ano letivo de 2019-2020, o seu apoio à educação no concelho com a generalização da oferta de refeições a todos os alunos do ensino pré-escolar e 1º Ciclo. O município pretende que desta forma mais crianças sejam envolvidas, desde muito novas, no programa de educação alimentar que virá a ser desenvolvido pela equipa da recém-criada Academia do Sucesso, que conta com uma nutricionista para esse fim, ao mesmo tempo que alivia as despesas que os pais com crianças nestes níveis de ensino têm que suportar.
 
A medida resulta da reaplicação das verbas da autarquia destinadas à oferta de manuais escolares, que agora são integralmente suportados pelo Governo.
 
«João Grilo, presidente daquele Município alentejano defende a medida com “mais um contributo da autarquia para a persecução dos objetivos da gratuitidade e universalidade do acesso à educação expressos na Constituição da República Portuguesa e é também o retomar de uma medida que já tinha vigorado no concelho no mandato 2009-2013, foi depois interrompida, mas que faz cada vez mais sentido se quisermos encarar a educação como um todo envolvendo todas as dimensões do desenvolvimento da criança, já que os bons hábitos alimentares contribuem de forma marcante para uma vida saudável e plena”.
 
O município passa a atribuir também, a partir do ano letivo que agora termina, 2018- 2019, três prémios anuais de 500 euros em material informático para o melhor aluno de cada um dos três ciclos de ensino. Para além da destes novos apoios, a autarquia vai continuar a oferecer acesso gratuito à “Escola Virtual” a todos os alunos do agrupamento, 30 euros anuais de apoio para aquisição de material escolar aos alunos abrangidos pelos escalões A e B, Fruta Escolar duas vezes por semana para todos os alunos do Pré-Escolar e 1º Ciclo. Mantém-se ainda a oferta das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) para os alunos do 1º Ciclo e oferta das actividades de Apoio à Família aos alunos do ensino Pré-Escolar.
 
Ainda segundo o Município continua o apoio ao transporte escolar gratuito para o a Pré-Escolar e 1º Ciclo, comparticipação total na aquisição do passe escolar para os alunos do 2º e 3º Ciclo e a comparticipação a 50% do passe aos alunos do ensino secundário. Ao nível do ensino superior, aumenta de 675 para 705 euros o valor das cerca de 40 bolsas atribuídas anualmente.
 
 
Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão
 
 
 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.