26 Junho 2016      17:38

Está aqui

DOENTES OBESOS DE ÉVORA ESPERAM E DESESPERAM

As cirurgias a doentes obesos, no Hospital de Évora, é a que apresenta maior tempo de espera a nível nacional: 833 dias.

De acordo com a lei, o tempo máximo de resposta garantido – TMRG - seria de 270 dias, mas no caso do Hospital que serve o Alentejo Central, também as operações de urologia ultrapassam este limite: 319 dias.

As operações aos doentes obesos são mesmo as que têm maior de espera em todo o país: 566 dias no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, 412 dias em Faro e 352 dias no Centro Hospitalar Douro e Vouga.

O tempo máximo de resposta garantido tem como objetivo definir os doentes considerados muito prioritários – estes devem ser operados em 15 dias -  os prioritários - em 60 dias -  e os restantes num máximo de 270 dias. No caso de doenças oncológicas, os prazos são mais reduzidos.

No caso alentejano, ao Diário de Notícias, o presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, José Robalo, revelou que o excessivo tempo de espera tem por base só existir uma equipa multidisciplinar no Alentejo para dar resposta a estas situações. Está a tentar-se a formação de novos cirurgiões para formação de mais equipas, mas não é um processo célere.

 

Imagem daqui