13 Fevereiro 2016      13:27

Está aqui

DIA MUNDIAL DA RÁDIO

O dia 13 de fevereiro é, desde 2001 – data da sua declaração pela UNESCO - o Dia Mundial da Rádio.

Esta data foi escolhida por ter sido neste dia, em 1946, que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez um programa em simultâneo para um grupo de seis países.

Tudo começou por volta de 1863, ano em que, na Inglaterra, James C. Maxwell demonstrou a existência de ondas eletromagnéticas (cruzando as teorias de Faraday, Lorentz, Gauss e Ampere)

A descoberta de Maxwell despertou a curiosidade de Hertz que, em 1887, conseguiu passar energia elétrica entre dois pontos sem utilizar fios, produzindo correntes alternadas de período extremamente curto, que variavam rapidamente. Hertz provou assim que a eletricidade viaja através da atmosfera em forma de onda, as ondas que viriam a chamar-se hertzianas em sua homenagem.

Há divergências que impedem afirmar quem inventou o primeiro rádio, embora se tenha acreditado durante muito tempo que foi o italiano Marconi, em 1895, parece que poderá ter sido na Sérvia, pela mão Nikola Testa.

Facto é que, em 1896, Marconi demonstrou, em Inglaterra, o funcionamento dos seus aparelhos de emissão e receção de sinais na própria Inglaterra, dando início à telegrafia sem fios.

Aparecem então o inglês Oliver Lodge e o francês Ernest Branly a inventar o "coesor", e que melhorava a melhorava a deteção das ondas e Lodge foi mais longe ao inventar um circuito elétrico sintonizado que possibilitou a mudança de estação alterando a frequência.

Mas a história da transmissão de rádio deve muito também a uma válvula - desenvolvida em 1906 – inventada pelo americano Lee de Forest, e que permitiu, posteriormente, ao alemão Von Lieben e ao americano Armstrong amplificar e produzir ondas eletromagnéticas de forma contínua.

Foi o ponto em que se deu o desenvolvimento comercial da rádio e em 1920 surgiu a primeira emissora de que há registo: a norte-americana K. D. K. A.

A rádio continua em contante evolução -resistiu à televisão e à internet - e a adaptar-se às novas tecnologias como por exemplo as transmissões em streaming.

A rádio esteve presente nos grandes acontecimentos do século XX e, apesar do surgimento de novas formas de comunicação, continua a ser um meio de comunicação fundamental e chega a 95% do globo terrestre.

Por cá, a primeira estação emissora nacional profissional, surge no final de 1925, a CT1 AA de Abílio Nunes dos Santos, tendo Américo dos Santos que fundado a primeira rádio, a Rádio Graça, em Lisboa. Em 1930, surge a primeira rádio a norte, a Rádio Sonora e pelo país começavam a surgir várias estações.

Em 1935 nasceu a Emissora Nacional de Radiodifusão, que viria dar origem à atual Antena 1.

Estima-se que, em Portugal, cerca de 4 milhões e 900 mil pessoas escutem, em média, a rádio por dia, segundo dados de 2014 da Marktest.

Em todo o mundo existem cerca de 44.000 estações de rádio em todo o mundo segundo dados da CIA de 2010.

 

Imagem daqui