6 Junho 2022      15:26

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Delta Cafés lidera ranking nacional de sustentabilidade das marcas

Rui Nabeiro, Fundador do Grupo Nabeiro

A Consultora OnStrategy apresenta os resultados do primeiro estudo de perceção associada à sustentabilidade ESG (os critérios Environmental, Social and Governance) das marcas e dos setores de atividade pelos cidadãos Portugueses consolidando a informação referente aos 5 primeiros meses de 2022.

Este trabalho é desenvolvido em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), avaliando 24 atributos associados às dimensões de Ambiente, Sociedade e Governo, tendo por base um trabalho de campo realizado junto de mais de 40.000 cidadãos online e mais de 10.000 cidadãos presencialmente ou por telefone, sendo os mesmos representativos da sociedade Portuguesa no que respeita à distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.

Numa escala de 100 pontos, e entre mais de 50 setores de atividade, este estudo não regista nenhuma marca nem nenhum setor de atividade no nível de excelência (mais de 80 pontos).

Apenas 9 marcas destacam-se com uma perceção de robustez (entre 70 e 80 pontos) e a Delta Cafés lidera:

  1. DELTA (72,3 pts).
  2. IKEA (71,7 pts).
  3. NESTLÉ (71,4 pts).
  4. CRUZ VERMELHA (70,9 pts).
  5. FUNDAÇÃO CHAMPALIMAUD (70,7 pts).
  6. CUF (70,5 pts).
  7. NOVA SBE (70,4 pts).
  8. LUSIADAS SAÚDE (70,1 pts).
  9. LACTOGAL (70,0 pts).

No que respeita aos setores de atividade, nenhum atinge sequer o nível de robustez; todas as avaliações estão abaixo dos 70 pontos. Os setores que registam melhor perceção associada a este indicador são:

  1. SAÚDE, FARMÁCIA e BEM ESTAR (69,5 pts).
  2. EDUCAÇÃO (68,6 pts).
  3. ALIMENTAÇÃO e BEBIDAS (66,4 pts).
  4. MOBILIDADE (63,3 pts).
  5. TURISMO e LAZER (62,7 pts).

Já os setores que registam uma avaliação mais vulnerável são:

  1. LUXO e MODA (53,0 pts).
  2. BANCA, SEGUROS e CRÉDITO (56,5 pts).
  3. DETERGENTES e HIGIENE PESSOAL (57,9 pts).

Pedro Tavares, Managing Partner da OnStrategy refere, “ao desenvolvermos pela primeira vez este estudo desde o início do ano, constatámos que apesar de se tratar de um tema já recorrente e permanentemente exposto nos meios de comunicação, e mesmo os cidadãos afirmando-se sensíveis quanto à relevância e importância da sustentabilidade, ainda há um grande desconhecimento destes em relação ao que as marcas e os setores de atividade estão a desenvolver e implementar no que respeita a esta matéria. Esta constatação é tão mais evidente quando se compara este índice com os que habitualmente divulgamos no que respeita à reputação das marcas ou mesmo à responsabilidade social corporativa das mesmas, em que na grande maioria dos casos a avaliação da implementação de práticas de ESG cai mais de 10 pontos quando comparada com esses indicadores”.

Imagem de capa de Sara Matos