14 Junho 2019      12:05

Está aqui

Curso profissional ministrado pela primeira vez em Portugal abre no Crato

Joaquim Diogo, Presidente do Município do Crato

A Escola Profissional Agostinho Roseta, no Crato, vai ministrar, a partir do próximo ano letivo e durante três anos, dois novos cursos profissionais. O curso Técnico Auxiliar de Farmácia, pela primeira vez ministrado em Portugal, e Análise Laboratorial, únicos no Alto Alentejo, para além dos cursos de Técnico Auxiliar de Saúde e Técnico de Termalismo, todos de nível IV.

A frequência destes cursos, aprovados em rede pelo Ministério da Educação, destina-se a jovens de todo o país com o nono ano completo e com menos de 20 anos de idade.

Algumas aulas da componente técnica dos cursos serão ministradas em locais externos à escola, de acordo com as parcerias com as Termas de Cabeço de Vide (Curso Técnico de Termalismo) e no Instituto Politécnico de Portalegre (Curso de Análise Laboratorial e Auxiliar de Farmácia).

De acordo com a responsável do Polo do Crato da Escola Profissional Agostinho Roseta, Cláudia Morgado, prevê-se que os quatro cursos possam acolher um máximo de 24 alunos por turma.

Ainda de acordo com a mesma responsável os cursos apresentados são co-financiados ao nível da alimentação, do transporte e de alojamento quando os alunos interessados habitem a mais de 50Km da escola ou não existam transportes compatíveis com o horário escolar.

Na Escola Profissional Agostinho Roseta trabalham atualmente 17 formadores, prevendo-se que com os cursos que agora irão ser ministrados de novo este número possa ser aumentado.

A autarquia, que apoia os cursos, considera que a possibilidade daquela vila acolher dezenas de jovens e, ao mesmo tempo, contribuir para a criação de postos de trabalho, responde à valorização que o município faz de sectores como a Educação e a Saúde, como explica o autarca Joaquim Diogo.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão