5 Março 2022      09:54

Está aqui

Criadores e oleiros do Alentejo em série televisiva

"TERRA: HISTÓRIAS DA CERÂMICA" é uma série televisiva que vai dar relevo a criadores e oleiros do Alentejo.

É produzida pela Vende-se Filmes, trata sobre a criação em cerâmica no território português, e é trasnmitida pela RTP2.

Estreou a 3 de março e conta com 8 episódios sobre a prática de cerâmica em Portugal, entre eles, vários oleiros e criadores do Alentejo, pessoas de várias gerações partilham um fazer tão ancestral quanto atual e revelam-nos as suas histórias e relações através da cerâmica.

No ar a 10 de março, o segundo episódio, leva-nos até Montemor-o-Novo, onde ficamos a conhecer o trabalho de Virgínia Fróis, escultora e professora na ESBAL e mestre de várias jovens artistas, como Maja Escher, filha de pais alemães que nasceu e cresceu no Alentejo e que atualmente desenvolve trabalho sobre chuva, cerâmica e comunidade.

Já no dia 24 março, no 4º episódio de TERRA, a viagem é até São Pedro do Corval, considerado o maior centro oleiro do país com 26 olarias em atividade, que continuam a pintar os motivos típicos do Alentejo. É aí que conhecemos o trabalho de Joaquim Tavares, mestre oleiro, poeta e curandeiro.

Também Estremoz será um dos concelhos retratados, no 7º episódio deste programa, com foco para Noémia Cruz e as Irmãs Flores e onde poderemos acompanhar a sua colaboração na recriação dos típicos bonecos de Estremoz.

"A prática da cerâmica atravessa os tempos e as coordenadas do planeta Terra e mesmo assim continua a revelar possibilidades infinitas. Convocando os elementos - terra, fogo, água, ar - a cerâmica espelha o ser humano na relação com 
a matéria", afirma Sara Morais, realizadora.

TERRA: HISTÓRIAS DA CERÂMICA é um projeto da Vende-se Filmes e surge no seguimento da reflexão que a produtora tem feito sobre várias práticas artísticas, como “Jóias para que vos Quero?”, uma série sobre a criação de joalharia em Portugal, ou Madeira Prima, sobre o trabalho de marcenaria. A produtora é ainda responsável por vários projetos de ficção como Madre Paula (2017), Circo Paraíso (2018) ou Luz Vermelha (2019).

Terra acompanha ceramistas, artistas, artesã(o)s e designers no seu processo de criação em cerâmica. Em cada episódio, duas ou mais perspetivas convergem no fascínio pelo barro enquanto matéria plástica, potenciadora de transformação. Uma viagem norte-sul-este-oeste pelo território português: de Trás-os-Montes ao Algarve, passando por Barcelos, Cerdeira, São Pedro do Corval, Caldas da Rainha e Lisboa.