16 Setembro 2020      11:14

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Crescimento de compras online em Portugal é uma realidade

As compras online já eram uma realidade para alguns portugueses, mas desde março deste ano que o número de compras cresceu. As compras online em supermercados, por exemplo, subiram para os 5% no total das vendas de grande consumo.

A tendência é para que as compras online se tornem mais comuns. Caso ainda não tenha começado a fazer compras a partir da internet, ou caso não tenha aberto a sua loja online, este conteúdo é para si.

Seguem-se os benefícios das lojas online, tanto para as marcas, como para os consumidores. Quais os benefícios das compras online para os consumidores?

1. Preços mais baixos

Regra geral, os preços praticados nas lojas online são mais baixos do que nos estabelecimentos físicos. Aliás, por vezes o mesmo produto tem um preço mais elevado no estabelecimento físico e um preço mais baixo na loja online.

Além da diferença de preços, as lojas online costumam oferecer descontos e cupões, tornando as compras mais baratas.

2. Mais variedade de produtos

Além da vantagem dos preços mais baixos e da oferta de cupões e descontos, o consumidor também irá encontrar uma maior variedade de produtos. Quem diz variedade de produtos, também diz de cores, tamanhos e muito mais.

Por exemplo, quando uma loja tem vários estabelecimentos físicos em diversas zonas do país, nada garante que o mesmo produto se encontre em todas as lojas. No entanto, no online, terá acesso a todos os produtos disponíveis.

3. Disponível 24/24

As lojas online estão disponíveis 24/24, nada o impede de fazer as suas compras durante a madrugada. Este é um enorme benefício se compararmos aos estabelecimentos físicos.

Algumas lojas permitem-lhe encomendar num dia e receber o produto no dia seguinte.

4. Variedade de métodos de pagamento

Os métodos de pagamento dos estabelecimentos físicos estão um pouco limitados, ao contrário do que acontece na maioria das lojas online. Terá à sua disposição os métodos normalmente usados em estabelecimentos físicos, mas com o acréscimo dos métodos digitais – Paypal, por exemplo.

Para que as suas compras sejam mais seguras, será implementado um elemento extra durante a compra: um código recebido por SMS pelo consumidor. Este novo elemento está associado às compras com cartão de crédito e débito.

5. Permite a análise de produtos

Quando as compras são feitas no meio online, o consumidor pode comparar o mesmo produto em diferentes lojas. Por vezes encontra o produto mais barato devido a promoções, a entrega gratuita ou, até, mais variedade.

A compra online também permite analisar a experiência de outros consumidores antes de fazer a compra. Nos estabelecimentos físicos, essa partilha de experiências não acontece. E as marcas, sentem benefícios com estas lojas?

1. Investimento inicial mais baixo para quem está a começar

Se ainda não tem estabelecimento físico, mas quer começar a vender, o meio online é um grande benefício. Atualmente tem diversas opções disponíveis no mercado a preços muito baixos! E, o melhor, pode gerir a sua loja a partir de qualquer parte do mundo.

Os estabelecimentos físicos, pelo contrário, exigem um investimento maior, o que pode ser uma grande desvantagem para quem está a começar. Nestes casos também é necessário investir em stock.

2. Menor custo na manutenção

O custo associado à manutenção da loja online é muito inferior ao de uma loja física! Na loja online só tem de se preocupar com o domínio, hospedagem ou o plano adquirido em algum website.

Claro que pode adquirir serviços extra para melhorar a loja online.

3. Alcance de um maior número de consumidores

A grande vantagem de uma loja online é a possibilidade de vender para qualquer parte do mundo!

A Holyart é uma especialista neste assunto. Esta loja online de artigos religiosos envia uma média de 80.000 pacotes todos os anos para todo o mundo! E, claro, mantém os seus clientes satisfeitos com produtos de qualidade a preços baixos.

4. Permite personalizar a experiência do usuário

Com uma loja online é simples recomendar produtos ao consumidor. Conseguirá mostrar-lhe produtos que combinem com o produto comprado – de acordo com experiências de outros consumidores – ou mostrar-lhe mais produtos que sejam do seu agrado.

Agradar os clientes no digital é muito mais fácil!

5. Análise em tempo real

Ao mesmo tempo que agrada o consumidor, também conseguirá obter dados que o ajudem a tomar melhores decisões para o seu negócio. Isto tudo porque pode fazer análises em tempo real, com consumidores reais.

 

E por aí, quais as opiniões acerca das lojas e compras online?

Imagem de capa de pixabay.com