25 Março 2020      14:56

Está aqui

Alandroal vai usar dinheiro destinado a eventos e festas em apoio às famílias

João Grilo, presidente da Câmara do Alandroal

A autarquia do Alandroal criou Fundo de Emergência Municipal de 150 mil euros e aposta nos apoios sociais às famílias que perdem rendimentos com a epidemia de COVID-19.

A autarquia revelou que pretende mitigar os efeitos a curto e médio prazo da pandemia de COVID-19 nas famílias e nas empresas e gerar melhores respostas das instituições, num momento em que ainda é grande a incerteza sobre os possíveis impactos totais, já depois de se  de ter adaptado a sua própria resposta e funcionamento.

Estando a câmara municipal sob um plano de assistência municipal do Fundo de Apoio Municipal (FAM), não dispõe de autonomia para tomar medidas que impliquem a perda de receita direta, não sendo possível à autarquia presidida por João Grilo outro tipo de soluções e apoios como criar isenções especificas de pagamentos à autarquia, mas aguardam-se novas diretrizes da Comissão do FAM, face a este momento particular,  e que envolverão todos os municípios abrangidos no programa.

O município revela que terá de continuar a cumprir o seu plano mas que, de imediato, irá canalizar as verbas que estavam alocadas a praticamente todos os eventos previstos até ao final do ano, além de outras despesas não prioritárias, para a criação de um Fundo de Emergência Municipal de modo dar resposta às necessidades extraordinárias no combate à epidemia de COVID-19. Para já são 150 mil euros para este fim, mas poderá haver reforços.

Parte desta verba prevê já destinar 20 mil euros para comparticipar na compra conjunta, entre todos os municípios do Alentejo Central, de 6 ventiladores para o Hospital do Espírito Santo de Évora, além da aquisição de equipamentos de proteção individual e outros materiais para o mesmo hospital.

Este fundo servirá também para o município reforçar o apoio ao Centro de Saúde do concelho, às IPSSs com valência de lar, às forças de segurança e aos bombeiros no combate conjunto e articulado à epidemia no seu território além de um reforço dos apoios sociais.

De acordo com a autarquia, está a ser desenvolvida uma campanha de divulgação destes apoios disponibilizados pelo município e que se destinam essencialmente a quem vir os rendimentos do agregado familiar reduzidos pela conjuntura resultante do estado de emergência que se vive no país.

Estas famílias poderão também beneficiar de reduções nas tarifas de água e saneamento, apoios ao arrendamento, vales de compras de bens alimentares de primeira necessidade trocados no comércio local, entre outros.

Também para as empresas o município preparou um conjunto de incentivos e estão a ser pensadas ações de relançamento da economia após este período.