21 Maio 2017      11:25

Está aqui

CONVENÇÃO DE ÉVORAMONTE FOI HÁ 183 ANOS

Em maio 1834, foi assinada em Évoramonte a convenção, que pôs termo à luta entre os exércitos de D. Pedro e D. Miguel, liberais e absolutistas, e que consistiu na deposição das armas dos “miguelistas” perante a Grã-Bretanha, a Espanha e a França.

Este ano, celebram-se os 183 anos desta convenção marcante da História nacional e Diogo Freitas do Amaral, advogado, político e professor universitário, ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal e ex-Presidente da 15ª. Assembleia Geral das Nações Unidas será o orador convidado da Sessão Oficial das Comemorações dos 183 Anos da Convenção de Évora Monte.

Esta sessão decorrerá a 27 de maio, pelas 11 horas, na Torre de Évoramonte.

Presentes nesta sessão estarão também as várias delegações dos membros da Rede Europeia de Sítios da Paz (European Network of Places of Peace), no Alentejo em virtude do 10º. Encontro da European Network of Places of Peace se realizar esta semana na em Alcáçovas.

A sessão contará ainda com a animação do Trio de Flautas do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora.

As festividades continuarão no domingo, 28, e inclui um espetáculo de marionetas pelo “Era uma vez - Teatro de Marionetas”,  a Conferência “Antecedentes e Consequências da Convenção de Évora Monte”, por António Ventura, do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e um Concerto de Música Antiga pelos Alunos de Mestrado do Laboratório de Performance História da Escola de Artes Aplicadas de Castelo Branco.

 

Imagem de wikimedia.org