17 Setembro 2020      13:53

Está aqui

Consórcio com Universidade de Évora lança App Generation Solar no IOS

Lançada pelo projeto multinacional GRECO, que integra a Universidade de Évora, a app de ciência cidadã Generation Solar está agora disponível na App Store da Apple, depois de anteriores versões para website e Android.

A aplicação digital, que pretende constituir-se como uma combinação única de informação para investigação científica, apoio a tecnologias de informação e envolvimento dos cidadãos num projeto de investigação, funciona como uma base de dados de instalações fotovoltaicas, que permite a troca de dados entre os proprietários destas instalações e que os dados recolhidos sejam utilizados em modelos científicos de análise a eficiência energética.

Através do desenvolvimento e disponibilização desta aplicação, o projeto GRECO pretende impulsionar a aceitação da energia solar entre os utilizadores e dinamizar esta comunidade, enquanto auxilia os investigadores a aumentarem o seu conhecimento em investigação na área fotovoltaica. De acordo com Luís Fialho, investigador da Cátedra Energias Renováveis – Universidade de Évora (CER-UÉ), “os participantes beneficiam por participar numa comunidade que se pretende dinâmica, onde podem encontrar alguém com um sistema semelhante, podem comparar e explorar os sistemas fotovoltaicos existentes, contactar investigadores e participantes”.

Para Ana Belén Cristóbal (UPM - Universidad Politécnica de Madrid), coordenadora internacional do projeto GRECO, como o “uso de computadores não é o mais adequado para atividades de “lazer”, as Apps facilitarão a experiência do utilizador”, devendo contribuir para o aumento do número de participantes. Algo que é fundamental para que o número de instalações inscritas seja amplo o suficiente para que a base de dados possa ter impacto na investigação.

O GRECO é um projeto multinacional, apoiado pelo programa Horizonte 2020, da Comissão Europeia, com a subvenção nº 787289, que conta com a participação da CER-UÉ, entre 11 entidades de seis países, e que tem como principal objetivo promover a aplicação da Ciência Aberta e Investigação e Inovação Responsável (RRI, sigla em inglês) a um projeto de investigação no setor fotovoltaico.

Versão para IOS: https://apps.apple.com/app/generation-solar/id1518020779

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.generation.solar

Website: https://www.greco-project.eu/citizen-science-app/

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.