Tribuna Alentejo
22788801_10155737724344536_3061113365102724218_n
Alto Alentejo

Concurso para projeto da Barragem do Pisão “lançado até ao final deste mês”

O Concurso para projetos de barragem do Pisão, no Alto Alentejo, deverá ser lançado ainda durante o mês de janeiro, é a convicção do deputado por Portalegre eleito pelo PS, Luís Testa.

O concurso público vai abranger os projetos de engenharia do paredão principal e de um outro que ficará a jusante para efetuar a bombagem para a albufeira, além do estudo de impacte ambiental, segundo Luís Testa.

Depois de prometida e projetada por quatro vezes ao longo de quarenta anos, a Barragem do Pisão será realidade em 2027 e após um investimento estimado de 168 milhões de euros.

O despacho conjunto publicado em Diário da República, identifica a barragem do Pisão como financeiramente viável, com uma Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) de 4,9% de 20 anos de operação, um Valor Atualizado Líquido (VAL) para uma taxa de atualização de 4% de 14,7 milhões de euros e um tempo de amortização do investimento para uma taxa de atualização de 4% de 22 anos"

Segundo o governo a construção da Barragem do Pisão trará retorno não só ao nível agrícola e de consumo, mas sobretudo através da produção elétrica, prevendo que, num prazo de 8 anos, a barragem já possa estar a encher.

O próprio Ministro do Ambiente considera que a zona é muito sensível do ponto de vista ambiental e que há ainda muito trabalho a desenvolver neste campo, além dos trabalhos prévios de realojamento das populações que ficarão afetadas pela albufeira.

Aos trabalhos de construção da barragem – orçados em cerca 168 milhões de euros, um valor ainda com necessidade de financiamento – acrescem um outro investimento de cerca de 50 milhões de euros para desenvolver o regadio numa área de 10 a 12 mil hectares, de acordo com o ex-ministro da Agricultura, Capoulas Santos.

Quando terminada e cheia, a Barragem do Pisão, terá um espelho de água de sete quilómetros quadros formado por 114 milhões de metros cúbicos; terá ainda a capacidade de produzir energia suficiente para abastecer 75% da população do distrito de Portalegre e abastecer, anualmente, cerca de 3,3 milhões de metros cúbicos, estando, como já referido, projetada uma área de rega de 12 mil hectares para a agricultura com 67 mil metros cúbicos de água anuais.

A energia elétrica produzida através da central solar fotovoltaica a instalar numa área de 2km2 produzirá 275 GWh/ano e que deverão promover uma receita de 25,2 milhões de euros anuais.

A estes proveitos, juntar-se-ão os conseguidos através do aproveitamento turístico.

 

Artigos relacionados

Fábrica de Lanifícios de Portalegre vai ser reabilitada mas ainda não se sabe por quem nem para quê

Redação Alentejo

Águas do Alto Alentejo lançam alerta contra burla. Alegadas análises à água são fraudulentas e o caso já foi denunciado à GNR

Redação Alentejo

Presidentes de Câmara em tribunal para defender a Barragem do Pisão

Redação Alentejo

Portalegre tem um corte superior a 40% no investimento público. Orçamento do Estado é ainda mais duro com o Alto Alentejo do que com o resto do País

Redação Alentejo

Elvas prevê instalar 62 câmaras e integrar seis guardas noturnos

Redação Alentejo

Dois antigos Presidentes de Junta de Freguesia do Marvão acusados de fraude na obtenção de subsídio

Redação Alentejo