20 Setembro 2022      09:22

Está aqui

Cleanwatts cria uma Comunidade de Energia com Santa Casa da Misericórdia de Portalegre

A Cleanwatts assinou contrato para a criação de uma Comunidade de Energia Renovável (CER) com a Santa Casa da Misericórdia de Portalegre (SCMP). A CER terá uma central fotovoltaica de 181.9 kW e permitirá a esta IPSS apoiar mais de uma centena de famílias, com uma tarifa social comunitária de 14 cêntimos por kWh, cerca de 30% inferior às atuais tarifas de mercado. Para além disso, este projeto, com forte impacto ambiental, aumentará a neutralidade carbónica da instituição em 91%, assegurando uma independência energética de cerca de 40%.

A central fotovoltaica vai ser instalada na cobertura do Centro Infantil de São Lourenço e na cobertura do edifício-sede da SCMP. “Responder aos utentes, contribuir para uma sociedade efetivamente mais equitativa, não será possível sem a capacidade de olhar para além das paredes da nossa instituição, desafiando o futuro, alinhando o presente com a modernidade emergente. A SCMP pauta a sua ação pela inovação, pela rentabilidade e pela inteligência. Ao procurar criar uma Comunidade de Energia, procura a SCMP criar laços e promover a adoção de práticas inteligentes de recursos na comunidade”, realça Luísa Moreira, Provedora da SCMP, frisando que este projeto está “perfeitamente alinhado com a missão da instituição: servir a comunidade e, simultaneamente, contribuir de forma inteligente e sustentada para o desenvolvimento e sucesso do território que integra”.

“Recentemente, com a invasão da Rússia à Ucrânia, o mundo foi confrontado com a urgência de repensar os fornecimentos energéticos, bem como alterar a lógica de organização das políticas geográficas. A SCMP não ignora o mundo em que vive e, com a criação de uma Comunidade de Energia, pretende desenvolver consumos concertados, mais económicos, capazes de ser motor de mudança na máquina gigante e pesadamente poderosa que é o mercado energético”, conclui a responsável.

Maria Benquerença, Diretora de Comunidades de Energia da Cleanwatts, afirma que é “uma satisfação poder criar uma Comunidade de Energia com a Misericórdia de Portalegre, principalmente por se tratar de uma IPSS, um tipo de organização com a qual gostamos muito de trabalhar, porque muito mais facilmente conseguimos cumprir os nossos desígnios de combater a pobreza energética e apoiar as famílias e instituições que mais precisam. Talvez por isso, as Misericórdias têm sido um dos atores privilegiados na criação de CERs em Portugal”, frisou a responsável, recordando que “a primeira CER criada em Portugal, pela Cleanwatts, fez agora um ano e foi, justamente, com uma Santa Casa da Misericórdia, em Miranda do Douro”. Maria Benquerença está “francamente expectante quanto aos resultados e benefícios desta CER” e espera “poder continuar a replicar as CERs noutras Misericórdias do país”. Com este projeto, a SCMP apoiará diretamente mais de uma centena de famílias da sua comunidade, entre famílias de utentes e funcionários das suas respostas sociais.