27 Novembro 2018      15:51

Está aqui

CDU pede demissão da Presidente da Assembleia Municipal de Beja

Conceição Casa Nova, Presidente da Assembleia Municipal de Beja

A CDU de Beja acaba de pedir a demissão da presidente da Assembleia Municipal de Beja, a ex-deputada socialista Conceição Casa Nova. Conceição Casa Nova é primeira mulher a presidir à Assembleia Municipal de Beja, que substituiu Fernando Romba, nomeado secretário-executivo da CIMBAL- Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.

A contestação por parte da CDU a Conceição Casa Nova surge na sequência de alegadas agressões entre um eleito da CDU e um membro do público, militante socialista, ocorridas ontem, 26 de novembro, na noite em que se discutiu orçamento para a Câmara de Beja em 2019.

Segundo os comunistas, "no final da sessão da Assembleia Municipal, durante a discussão do último ponto da Ordem de Trabalhos, a Presidente da Mesa da Assembleia, eleita do Partido Socialista, interditou o uso da palavra a um eleito da CDU, fechando unilateralmente a discussão e passando à votação desse ponto. Perante os protestos dos eleitos da CDU, que insistiam na continuação do debate, chamando a atenção para o pedido de palavra daquele eleito, afirmou que a votação tinha sido realizada e que a CDU se abstivera na mesma, não tomando em consideração a afirmação reiterada por esses eleitos de que não tinham votado".

Para a CDU a responsabilidade do sucedido é da Presidente da Assembleia Municipal, que permitiu a participação na discussão por parte de um elemento do público e que resultou em agressões do presidente da Junta de Freguesia de Baleizão, Silvestre Troncão, eleito pela CDU, a Rui Marreiros, militante do PS e administrador da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMAS), como avança o Jornal de Notícias.

A CDU considera "totalmente injustificável este comportamento" por parte da Presidente da Mesa da Assembleia Municipal, que, segundo a CDU, "não é novo, tendo-se vindo a registar ao longo de várias sessões situações semelhantes de prepotência e parcialidade na condução dos trabalhos, demonstrando, no mínimo, um profundo desconhecimento do que é exigido a quem desempenha estas funções".

A CDU quer voltar a discutir o mesmo ponto na próxima sessão da Assembleia Municipal e pede mesmo a substituição de Conceição Casa Nova.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão