17 Junho 2020      11:17

Está aqui

Beja será a sede de 5 aviões KC-390

João Gomes Cravinho, ministro da Defesa Nacional, anunciou que a Base Aérea N.º 11 de Beja (BA11) será a “sede” dos cinco aviões KC-390 que Portugal acordou comprar à Embraer.

Durante uma visita à BA11, o ministro garantiu que esta “é uma decisão recente por parte da Força Aérea, de alterar a base pensada inicialmente do Montijo – a Base Aérea N.º 6 – para Beja” ser “sede dos KC-390”.

Segundo o governante, tal “significa que mais uma centena de militares com as suas respetivas famílias virão para Beja” devido às novas esquadras que a BA11 irá acolher. “Teremos qualquer coisa como 200 ou 250 militares com as respetivas famílias a instalarem-se” na cidade alentejana, adiantou.

O primeiro dos KC-390 “chegará em fevereiro de 2023”, mas João Gomes Cravinho ressalvou que “a presença dos militares afetos” a esta aeronave fará sentir-se mais cedo, na unidade militar e na cidade.

Em 2019, Portugal acordou comprar à Embraer cinco KC-390 Millenium que irão substituir os Hérculos C-130, por um valor de 827 milhões de euros.

Em declarações à Lusa, o governante avançou ainda que o projeto de instalar em Beja uma escola de formação de pilotos de aviões, oriundos de países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), se mantém, estando apenas em suspenso devido à pandemia.

O ministro explicou que o projeto “é liderado por uma empresa canadiana”, e que “será uma escola privada”, cujos clientes serão “a Força Aérea Portuguesa, mas também forças aéreas de outros países”, com o objetivo de “dar formação a pilotos de diversos países”, com destaque para os parceiros da NATO.

“Beja é uma cidade que vai beneficiar bastante do investimento da Força Aérea (Portuguesa) durante os próximos anos”, afirmou João Gomes Cravinho, lembrando ainda que “há vários meios que estão a ser transferidos para Beja”, como a Esquadra dos aviões Épsilon, usados para instrução elementar e básica de pilotagem.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.