15 Dezembro 2022      11:36

Está aqui

Barragem do Maranhão encheu em dois dias

A Barragem do Maranhão, em Avis, responsável pela rega de 21.000 hectares em Portalegre e em Santarém, já encheu, tendo sido necessário abrir as comportas, devido às fortes chuvas dos últimos dias.

“A barragem ficou cheia esta terça-feira e começou a descarregar” ainda nesse dia, tendo as comportas permanecido abertas até à manhã de ontem, quarta-feira, afirmou José Núncio, presidente da Associação de Regantes do Vale do Sorraia, à agência Lusa.

Durante a noite, esta albufeira acabou por “descarregar um caudal importante”, o que se deveu às “afluências todas que vieram de repente de Portalegre e é natural que, agora, vá descarregando de vez em quando mais umas ‘goladas’ porque aquilo [o sistema de comportas] é automático”, explicou ainda.

A Barragem do Maranhão, que tem capacidade para armazenar 205 milhões de metros cúbicos e se destina à rega, encontrava-se, no passado fim de semana, com menos de metade dessa água, mas as chuvas registadas em Portalegre fizeram com que enchesse nos últimos dias.

“Houve uma afluência extraordinária, mesmo em termos de velocidade, do que choveu na zona de Portalegre, de Monforte, que é tudo bacia do Maranhão e isso é que provocou [o enchimento] tão rápido”, acrescentou ainda José Núncio.

O responsável considerou também normal que a albufeira receba uma descarga grande.

“O que não é normal acontecer é que no domingo estávamos a 40% [de enchimento] e na terça-feira estávamos a descarregar”, salientou ainda.

De acordo com o presidente da associação, que representa 1.800 regantes dos concelhos de Avis, Ponte de Sor, Coruche, Benavente e Salvaterra de Magos, tudo estava calmo até à chegada das chuvas da passada terça-feira.

“Isto estava tudo calmo, quando foram os avisos estávamos relativamente confortáveis. Não estávamos a contar era que fosse tão de repente, estávamos a contar que elas [barragens] iam encher, com certeza, mas não era em dois dias”, referiu José Núncio, que adiantou ainda a possibilidade de voltarem a ser abertas as comportas ainda durante o dia de ontem, embora a situação tenha tendência para estabilizar, caso a chuva diminua na zona de Portalegre e nos concelhos do norte do distrito.

 

Fotografia de 24.sapo.pt