8 Junho 2018      17:24

Está aqui

Autarcas alentejanos em Tordesilhas para celebrar 524 anos do Tratado

O Presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, que preside também à Rede Europeia das Cidades do Vinho e o Presidente da Câmara de Viana do Alentejo estiveram ontem em Tordesilhas, nas comemorações dos 524 anos do Tratado que repartiu o mundo entre Portugal e Espanha. José Calixto e Bengalinha Pinto consideraram a sua presença naquelas celebrações como "uma jornada de aproximação entre povos ibéricos", pois neste concelho foi assinado o Tratado de Alcáçovas, em 1479, entre os reinos de Portugal e de Espanha.

Para José Calixto "O tratado que dividiu é hoje lembrado num momento em que se procura unificar, em que a descoberta de novos caminhos só será possível através da cooperação e aliança entre estes dois países".

Já o autarca de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, recordou que "há 539 anos, a assinatura do Tratado das Alcáçovas revelou a capacidade que estes dois povos têm de celebrar a paz. Acredito que será este o espírito que nos levará mais longe, mantendo-nos sempre próximos".

Neste encontro foi manifestada a intenção da região vitivinícola espanhola de Rueda candidatar-se a Cidade Europeia do Vinho 2020 no âmbito da ACEVIN – Associação Espanhola de Cidades do Vinho, que recebeu o incentivo do  presidente da Rede Europeia das Cidades do Vinho.

Após a cerimónia da assinatura do Tratado de Tordesilhas, realizou-se uma visita à Adega Menade, que está envolvida em cerca de 50 hectares de vinhas, às caves subterrâneas de Tordesilhas e à adega familiar Muelas.