1 Junho 2016      22:51

Está aqui

ATMOSFERA TERRESTRE EM MEIA DÚZIA DE LINHAS

"UM OLHAR SOBRE A CIÊNCIA"

A atmsofera terrestre está para o planeta Terra como a casca de uma maçã para a maçã.  Conforme já referi numa artigo anterior, a atmosfera é essencialmente constituída por azoto (N2), oxigénio (O2) e um conjunto de outros gases como o dióxido de carbono (CO2), xénon (Xe), árgon (Ar),…

A atmosfera encontra-se dividida em várias regiões (camadas) que reflectem a variação de temperatura causadas pelas reacções químicas que aí ocorrem, bem como com a respectiva composição.

A camada mais baixa da atmosfera é chamada de troposfera e situa-se até uma altura de cerca de dez quilómetros e é a camada mais fina. Nesta camada, à medida que a altitude aumenta, a temperatura diminui. Os fenómenos atmosféricos (vento, chuva,…) acontecem aqui!

Situada entre os dez e os cinquenta quilómetros situa-se a estratosfera, onde se verifica um aumento gradual da temperatura em consequência das reacções químicas que aqui ocorrem. A camada de ozono, situa-se nesta camada e desempenha um papel fundamental na vida da Terra (filtra os raios UV). Esta camada tem cerca de quarenta quilómetros de espessura e com um “limite” superior a cerca de cinquenta quilómetros da superfície terrestre (nível do mar).

Acima da estratosfera encontra-se a mesosfera, região onde a temperatura volta a cair à medida que a altitude aumenta, em consequência de ser bastante rarefeita (poucos gases!). Esta camada inicia-se a uma altura de cerca de cinquenta quilómetros e “acaba” a cerca dos oitenta quilómetros.

A última camada da atmosfera é a termosfera, também conhecida como ionosfera, onde a temperatura aumenta podendo atingir temperaturas acima dos 1000ºC! Uma questão interessante, relativa a esta camada, prende-se com os astronautas!

O vaivém espacial costuma «parar» a altitudes de cerca de 300km de altitude. De acordo com o anteriormente referido, estamos na termosfera. Nesta camada, as temperaturas são elevadíssimas, pelo que os astronautas deveriam ser incinerados. Por que razão tal não acontece?

A resposta é muito simples. A atmosfera é muito rarefeita (tem poucas moléculas) a essa altitude!

 

Imagem daqui

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.