6 Outubro 2022      11:01

Está aqui

Alqueva tem armazenamento de 64,2% de água

No último dia do passado mês de setembro, foi registado um aumento do volume armazenado em duas bacias hidrográficas e uma descida do mesmo noutras 10, em comparação com os valores registados no final de agosto.

De acordo com os dados disponíveis no Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH), citados pela Rádio Pax, três das 58 albufeiras supervisionadas têm uma disponibilidade hídrica superior a 80% do volume total, enquanto 32 apresentam uma disponibilidade abaixo dos 40%.

Na bacia do Guadiana, a capacidade de grande parte das barragens encontra-se abaixo dos 50%. No caso de Alqueva, o armazenamento de água é de 64,2%. Já a barragem do Enxoé é a única que se encontra acima dos 80%.

Na bacia do Sado, existem sete barragens abaixo dos 50%, com Alvito a ser a albufeira com mais água (84,4%) e Campilhas a que apresenta os valores mais baixos (apenas 3,3%).

As albufeiras de Corte Brique e Santa Clara, na bacia do Mira, encontram-se atualmente abaixo dos 50% da sua capacidade.

 

Fotografia de roteirodoalqueva.com