24 Maio 2018      11:00

Está aqui

Alqueva "esconde" um dos mais importantes abrigos de morcegos da Europa

O Abrigo de Alqueva é um abrigo artificial de morcegos, que foi construído em 1995, como medida de minimização de impactes pela construção da barragem de Alqueva e que procurou dar resposta ou alternativa a uma pequena colónia de morcegos, onde constavam 5 espécies, e que estava instalada em zona de obra.

Hoje o Abrigo de Alqueva é um dos mais importantes abrigos de morcegos da Europa e a mais recente monitorização dos morcegos deste abrigo revelou uma ocupação de cerca de 6 000 indivíduos de quatro espécies diferentes, todas elas com estatuto de conservação preocupante.

Estes números, segundo a própria Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva (EDIA),  "ultrapassam todas as expectativas e vem reforçar a relevância daquele abrigo, não só como “Abrigo de Importância Nacional”, mas, também, como um dos abrigos artificiais com maior sucesso em toda a Europa".

Os números, agora registados, aumentam para o dobro do número observado na mesma época em 2017, ano em que já se tinha registado um aumento bastante significativo.

A monitorização, efetuada pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas no âmbito do Plano Nacional de Morcegos, conta com o apoio da EDIA nos abrigos na área do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva. Os trabalhos realizados este mês de maio revelaram, no Abrigo de Alqueva, os seguintes números: 4840 Miniopteros schreibersii (estatuto vulnerável) 886 Myotis myotis (estatuto vulnerável), 200 Rhinolophus mehelyi (estatuto criticamente em perigo) e 1 Rhinolophus ferrumequinum (estatuto vulnerável).

Imagem de capa de venadelgesso.it