Tribuna Alentejo
ribeira-roxo
Baixo Alentejo

Aljustrel inicia obras de recuperação da ribeira do Roxo

Os trabalhos de recuperação ambiental da ribeira do Roxo, no concelho de Aljustrel, já arrancaram, revela a autarquia.

Segundo a mesma fonte, citada pelo Correio Alentejo, este é um investimento avaliado em 150 mil euros que resulta de um protocolo entre a Câmara Municipal e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social.

O município revela ainda que o projeto de recuperação foi desenvolvido pela Associação de Beneficiários do Roxo e visa “o desassoreamento e desobstrução da ribeira” que, perante “pequenos episódios de precipitação”, acabou por inundar áreas agrícolas e parte das estradas municipais (EM) 383 e 527-2.

Os trabalhos arrancaram junto ao local de Calveiras da Granja, na freguesia de São João de Negrilhos, a jusante da ponte da EM 527-2, “prosseguindo o restabelecimento ambiental no troço da ribeira junto ao Monte do Cascalho”, na ponte para Corte Vicente Anes.

A Câmara de Aljustrel refere ainda que já começaram “a ser removidos inertes e vegetação instalada no curso de água, efetuando-se a reposição do trajeto natural nas margens, e com a remoção de antigos muros”.

“Será ainda feita a recuperação ambiental com a trituração de parte da vegetação dos taludes da ribeira, criando-se faixas arborizadas que absorvam os nutrientes em circulação e que evitem o arrastamento de solo pelo seu curso”, acrescenta a autarquia.

Para o município, esta reabilitação “permitirá ainda devolver territórios ribeirinhos ao usufruto da população”, restaurando “os ecossistemas às suas características naturais”, “acautelando a inundação de campos agrícolas” e “melhorando as condições de segurança para automobilistas e transeuntes aquando episódios mais rigorosos de chuva”.

 

Fotografia de portalmunicipe.mun-aljustrel.pt

Artigos relacionados

Comando de Beja da PSP deteve 5 pessoas na última semana

Redação Alentejo

Município de Ourique adquire novo Veículo de Comando Tático para combate aos fogos rurais

Redação Alentejo

Moura investe mais de meio milhão de euros na recuperação de ruas e estradas rurais

Redação Alentejo

Projeto da Misericórdia de Beja vai integrar 500 migrantes e combater escassez de mão de obra na Agricultura

Redação Alentejo

Odemira recebe primeira Bienal de Arte e Ciência

Redação Alentejo

A26 até Beja só deverá avançar depois de 2028

Redação Alentejo