9 Maio 2017      12:25

Está aqui

ALENTEJO TEM EXPLORAÇÕES MODELO EM FRUTICULTURA

No próximo dia 16 de maio, o Centro de Frutologia Compal, em parceria com a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), organiza o encontro “Cooperação e Escala na fruticultura portuguesa: caminho para a sustentabilidade da Fileira”, no âmbito do Programa de Formação da Academia do Centro de Frutologia Compal, que conta com 12 formandos.

Luís Medeiros Vieira, Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação vai participar no encontro que vai dividir-se em dois momentos distintos: visitas a explorações-modelo (Herdade da Galeana e Herdade dos Ferros), em Messejana e Ervidel, no Baixo Alentejo, e um painel de discussão centrado em casos de sucesso de produção frutícola em cooperação e em escala, que decorre na EDIA em Beja.

A Herdade da Galeana é propriedade de Ana Pacheco, uma das vencedoras da edição de 2016 da Academia do Centro de Frutologia Compal, que guiará a visita ao seu pomar de romãs com 7 hectares. A Ana Pacheco é uma das empreendedoras responsáveis pelas mudanças que estão a mudar a face do Alentejo, substituindo aos poucos as culturas de sequeiro para as coloridas produções de regadio. Mas as mudanças vão mais longe. Se até há pouco o país era importador de romã, vinda sobretudo da Espanha e da Turquia, agora e a partir do Alentejo, já exporta para Espanha, Alemanha e Holanda. 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.