18 Julho 2022      12:28

Está aqui

Alentejo Sudoeste tem apoio de 46 mil euros para mitigar seca

A Esdime – Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste publicou um aviso destinado a apoiar a mitigação dos efeitos da seca, em 46 304,57 euros, nos concelhos de Aljustrel, Castro Verde e Ourique.

De acordo com o portal Agricultura e Mar, as candidaturas a este apoio estão abertas até dia 26 de agosto e surgem no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.

O anúncio publicado explica que, “na sequência da evolução temporal do acompanhamento que tem vindo a ser desenvolvido relativamente à seca extrema e severa verificada em diversas regiões do País, constatou-se que a mesma tem um impacto muito significativo na falta de recursos hídricos nas explorações agrícolas”.

Neste sentido, as candidaturas apresentadas devem “prosseguir o objetivo de mitigação dos efeitos da seca extrema e severa como fenómeno climático adverso, através do apoio a investimentos específicos nas explorações, atenta a escassez de água que compromete o maneio do efetivo pecuário, em particular o abeberamento dos animais, e a manutenção das culturas permanentes instaladas”.

Este apoio destina-se ao concelho de Aljustrel, nomeadamente a freguesia de Messejana e as áreas não abrangidas pelos perímetros de Rega do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA) e Abroxo — Associação de Beneficiários do Roxo; todas as freguesias do concelho de Almodôvar; a União de Freguesias de Castro Verde e Casével, no concelho de Castro Verde; e todas as freguesias do concelho de Ourique.

 

Fotografia de juponline.pt